BACK
Mortes, cegueira e perda de globos oculares levam EUA a proibir colírio - BBC News Brasil
www.bbc.com

Mortes, cegueira e perda de globos oculares levam EUA a proibir colírio - BBC News Brasil

Agência americana de saúde pública identificou 68 pacientes em 16 Estados americanos com uma cepa rara de bactéria.

Saúde

As autoridades de saúde dos EUA dizem que colírios podem ter provocado a morte de uma pessoa e deixado diversas outras gravemente feridas devido a uma contaminação bacteriana resistente a medicamentos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (a agência americana de saúde pública CDC, na sigla em inglês) identificaram 68 pacientes em 16 Estados americanos com uma cepa rara de Pseudomonas aeruginosa.

A cepa nunca havia sido encontrada nos EUA antes deste último surto.

Click to continue reading

Além de uma morte, oito pacientes sofreram perda de visão e quatro precisaram ter seus olhos removidos cirurgicamente.

A maioria dos pacientes diagnosticados com a infecção relataram o uso de colírios e lágrimas artificiais, de acordo com o CDC.

Dez marcas diferentes foram identificadas como possivelmente ligadas ao surto, disse o CDC. Colírios fabricados na Índia e importados para os EUA sob duas marcas foram retirados das prateleiras em janeiro e fevereiro.

Em janeiro, o CDC alertou as pessoas a pararem de usar as lágrimas artificiais EzriCare e da Delsam Pharma. No mês seguinte, a empresa proprietária das marcas — a Global Pharma — fez um recall voluntário seguindo uma recomendação da Food and Drug Administration (FDA), agência sanitária do governo americano.

Frascos abertos por pacientes foram submetidos a testes. O CDC detectou a bactéria nas amostras. Frascos fechados estão sendo examinados em laboratório para determinar se a contaminação ocorreu durante o processo de fabricação.

Na semana passada, uma mulher na Flórida processou a empresa farmacêutica, alegando que uma infecção que ela sofreu após usar o produto obrigou os médicos a remover um de seus olhos.

Um advogado da mulher atribuiu a contaminação à falta de conservantes no colírio.

"Provavelmente há muito mais pessoas que sofreram infecções que não sabem", disse a advogada Natasha Cortes à rede NBC News.

Um representante da EzriCare disse que os testes até agora não comprovaram definitivamente uma relação entre o surto e os seus produtos.

"Na medida do possível, estamos entrando em contato com os clientes para aconselhá-los contra o uso contínuo do produto", disse um porta-voz.

"Também entramos em contato imediatamente com o CDC e o FDA e indicamos nossa disposição de cooperar com quaisquer solicitações que eles nos fizerem."

O CDC disse que qualquer pessoa que tenha usado os produtos recolhidos e agora esteja apresentando sintomas deve entrar em contato com um médico.

Os sintomas incluem secreção ocular amarela, verde ou clara, desconforto ou dor, vermelhidão, visão embaçada e aumento da sensibilidade à luz.

Na semana passada, o FDA publicou avisos de recall separados para alguns produtos colírios distribuídos pela Pharmedica e Apotex depois que as empresas disseram que os retiraram voluntariamente das prateleiras.

Colírios e produtos para lavagem dos olhos foram usados por aproximadamente 117 milhões de americanos em 2020, de acordo com a Statista, uma empresa de pesquisa de mercado.