BACK
Política

“Advogado militante”, diz Marco Aurélio sobre Cristiano Zanin

Neste sábado (3), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, chamou Cristiano Zanin Martins de “advogado militante”. As declarações foram dadas durante entrevista à GloboNews.

– É um advogado militante. Inclusive, é um advogado que logrou uma vitória que eu não acreditava – falou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na última quinta-feira (1°), que Zanin será o primeiro indicado de seu terceiro governo para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

Click to continue reading

– Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte deste país – declarou o petista.

Na manhã de quinta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia adiantado que o nome de Zanin tinha sido escolhido por Lula como o indicado para ocupar a vaga que foi deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no STF.

Após a indicação ser confirmada oficialmente, o nome de Cristiano Zanin será enviado ao Senado. Para ser oficializado como novo membro do Supremo, ele precisará passar primeiro por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e, posteriormente, ser votado no Plenário do Senado.

Pelas regras atuais, caso seja aprovado, Zanin poderá ficar como membro do STF até 2050, quando completará 75 anos.