BACK
Internacional

Após Silicon Valley, EUA anunciam fechamento do Signature Bank

Os agentes reguladores do Estados Unidos anunciaram neste domingo (12.mar.2023) o fechamento do Signature Bank. Sediado em Nova York, o banco é um dos mais importantes do mercado de criptomoedas. O Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos), o Tesouro norte-americano e a FCDI (Corporação Federal Asseguradora de Crédito dos EUA) emitiram um comunicado em conjunto para tratar do tema.

As 3 instituições equiparam o caso à falência do SVB (Silicon Valley Bank), 16ª maior instituição financeira dos Estados Unidos. “Estamos anunciando uma exceção de risco sistêmico semelhante para o Signature Bank, de Nova York, que foi fechado hoje pela autoridade estadual”, afirma.

A nota menciona que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos (cargo equivalente ao de ministro da Fazenda no Brasil), Janet Yellen, aprovou medidas para proteger os clientes do SVB. A partir da 2ª feira (13.mar), todos os depositantes do banco e do Signature receberão o dinheiro de volta

Click to continue reading

“Hoje estamos tomando medidas decisivas para proteger a economia dos EUA, fortalecendo a confiança do público em nosso sistema bancário. Esta etapa garantirá que o sistema bancário dos EUA continue a desempenhar seu papel vital de proteger depósitos e fornecer o acesso a crédito das famílias e das empresas de maneira que promova um crescimento econômico forte e sustentável”, diz um trecho..

Além de Yellen, o presidente presidente do Fed, Jerome Powell, e o presidente da FDIC, Martin J. Gruenberg, assinam o texto. As medidas não contemplam acionistas e detentores de dívidas, de acordo com o comunicado. “Quaisquer perdas para o Fundo de Seguro de Depósitos para apoiar depositantes não segurados serão restituídas a partir de uma avaliação especial sobre os bancos, conforme exigido por lei”, acrescenta.

A nota cita, ainda, a criação de um novo programa de financiamento a prazo para os bancos dos EUA, que servirá para assegurar a capacidade de pagamento das instituições financeiras aos seus depositantes.