BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Assistência a moradores de rua é o serviço mais pedido por paulistanos ao 156, da prefeitura
noticias.r7.com

Assistência a moradores de rua é o serviço mais pedido por paulistanos ao 156, da prefeitura

Solicitações superam as de outros temas, como o desbloqueio de senhas e serviços como podas de árvores e tapa-buracos

Social & Lifestyle

A busca por serviço de atendimento social para pessoas em situação de rua foi o principal motivo de pedidos ao serviço 156, da Prefeitura de São Paulo, no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da administração municipal.

Esse tipo de solicitação superou outros assuntos que eram mais procurados um ano antes, como pedidos referentes a desbloqueios de "senha web" para pessoas e empresas. Ou ainda serviços que tradicionalmente provocam muitas manifestações dos munícipes, como reclamações sobre buracos no asfalto e podas de árvores.

Veja a divisão dos principais temas pedidos ao 156 no primeiro trimestre:

Click to continue reading

• Atendimento social para pessoas em situação de rua - 12%

• Tapa-buraco: 11%

• Senha-web: 8%

• Cartão de estacionamento de idoso: 7%

• Remoção de entulho e grandes objetos em via pública - 5%

• Avaliação para poda ou remoção de árvores - 2%

A liderança dos pedidos de assistência social ocorre num momento em que é crescente o número de moradores de rua em São Paulo. Um estudo feito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontou crescimento na população de rua nos últimos meses. Em fevereiro de 2023, o número chegou a mais de 52 mil pessoas. Em novembro de 2022, era pouco mais de 48 mil.

A Cracolândia também volta ao centro das discussões na cidade. O fluxo de dependentes químicos mudou de lugar seguidas vezes nos últimos dias, e a Prefeitura e o governo de São Paulo debatem uma alternativa para tentar acabar com a concentração de usuários.

O balanço de pedidos ao SP156 considera pedidos feitos por telefone, pela internet pelo serviço Descomplica e em praças de atendimento das subprefeituras.

Acolhimento

Em 2022, o serviço foi ativado 201.222 vezes, o que indica que 2023 pode registrar um aumento significativo no número de acionamentos. De acordo com dados obtidos pelo R7, por meio da Smit (Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia), o serviço de atendimento social para pessoas em situação de rua foi acionado 176.975 vezes até junho deste ano.

Entre 2017 e 2023, no total, o serviço de acolhimento a pessoa em situação de rua foi solicitado 1.177.568 de vezes.

Os dados foram obtidos em meio a Operação Baixas Temperaturas e Acolhimento, campanha acionada para intensificar o auxílio à população em situação de rua.

O atendimento funciona da seguinte forma. Funcionários da prefeitura vão até o local informado pelos pedidos de acolhimento e oferecem encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial da prefeitura.

Quando a pessoa em situação de rua aceita, ela é encaminhada até um Centro de Acolhida, onde é ofertada alimentação e pernoite. Ainda segundo a prefeitura de São Paulo, o serviço de abordagem funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Operação Baixas Temperaturas

A Operação Baixas Temperaturas começou no dia 30 de abril e, até a manhã de 4 de julho, foram realizados 274.335 atendimentos, que resultaram em 44.224 acolhimentos. Foram distribuídos 128.173 cobertores, 1.060.835 itens de alimentação e 3.772 doses de vacina contra a Influenza e a Covid-19.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a capital paulista possui 25 mil vagas de acolhimento, distribuídas em mais de 330 serviços para as pessoas em situação de rua.

Dentre os serviços estão os Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da Operação Baixas Temperaturas, entre outros.