BACK
China acusa Estados Unidos de 'provocação' por grave incidente entre aviões
noticias.r7.com

China acusa Estados Unidos de 'provocação' por grave incidente entre aviões

Países atualmente passam por uma relação tensa principalmente por causa do apoio americano a Taiwan

Internacional

O governo da China denunciou uma "provocação" dos Estados Unidos, depois de um incidente na semana passada entre um caça chinês e um avião militar de vigilância americano sobre o Mar da China Meridional.

"Este tipo de atividade perigosa e de provocação é a causa dos problemas de segurança no mar", disse Mao Ning, porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores. Ele disse que Washington "deve parar de maneira imediata com esta forma de provocação perigosa".

O Pentágono informou na terça-feira (30) que o piloto de um caça chinês fez uma "manobra desnecessariamente agressiva" próximo de um avião de vigilância americano que sobrevoava o Mar do Sul China na sexta-feira (26) da semana passada.

Click to continue reading

O incidente aumenta a tensão entre China e Estados Unidos, que enfrentam uma crise pelas divergências sobre Taiwan e após a detecção de um suposto balão espião chinês derrubado após sobrevoar o território americano este ano.

Para a diplomacia chinesa, o "envio frequente e por períodos prolongados de navios e aviões americanos para atividades de vigilância perto da China prejudica a soberania e a segurança nacional".

"A China continuará adotando as medidas necessárias para proteger de maneira firme sua soberania e segurança", acrescentou a porta-voz da diplomacia chinesa.

O Comando Indo-Pacífico (INDOPACOM) dos Estados Unidos informou na terça-feira que um avião chinês "voou diretamente à frente" e a menos de 400 pés (120 metros) de um RC-135, o que deixou a aeronave americana diante de uma série de turbulências.

"O RC-135 estava conduzindo operações seguras e de rotina sobre o Mar da China Meridional, no espaço aéreo internacional, em conformidade com o direito internacional", acrescentou o INDOPACOM.

Um vídeo que teve o sigilo retirado mostra um avião de combate passando à frente da aeronave americana, que balança após a turbulência.

O Pentágono anunciou na segunda-feira que Pequim recusou um convite do secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, para uma reunião esta semana com seu homólogo chinês em Singapura.