BACK
Internacional

Documentos revelam o que o FBI encontrou durante invasão à casa de Trump

O governo federal está investigando o ex-presidente Trump por possível violação de três estatutos criminais, incluindo a Lei de Espionagem, de acordo com o mandado de busca não lacrado que foi executado na residência de Trump em Mar-a-Lago na segunda-feira (8). O FBI apreendeu 11 conjuntos de documentos confidenciais, incluindo quatro conjuntos que foram classificados como ultrassecretos, de acordo com documentos do tribunal divulgados nesta sexta-feira (12) .

De acordo com o mandado não lacrado, o FBI coletou caixas marcadas como ultrassecretas, secretas e confidenciais, bem como documentos marcados como ultrassecretos/informações compartimentadas sensíveis, fotos e informações sobre o presidente da França, entre outras coisas.

A equipe de defesa do ex-presidente na sexta-feira não se opôs à liberação do mandado. O próprio Trump disse na quinta-feira em um comunicado que incentivou a liberação do mandado. Na sexta-feira, ele postou no Truth Social antes da liberação do mandado que os documentos foram “todos desclassificados” e que o FBI “não precisava ‘apreender nada'”.

Click to continue reading

“Eles poderiam tê-lo a qualquer hora que quisessem sem fazer política e invadir Mar-a-Lago. Estava em armazenamento seguro, com um cadeado adicional colocado conforme seu pedido”, postou Trump no Truth Social.

De acordo com o mandado, as autoridades federais estão investigando o ex-presidente por destruição, remoção ou destruição de registros, obstrução de uma investigação e violação de uma disposição da Lei de Espionagem relacionada à coleta, transmissão ou perda de informações de defesa.

O mandado de busca foi assinado por um juiz do tribunal federal da Flórida em 5 de agosto, vários dias antes da busca.

Exatamente quais registros o FBI fez durante sua busca ainda não está claro, embora duas fontes tenham dito à CBS News na segunda-feira que o FBI pegou caixas e documentos enquanto executava o mandado de busca na casa do ex-presidente na Flórida. As fontes disseram que nenhum aparelho eletrônico foi levado.

Os bens que seriam apreendidos, de acordo com o mandado, envolviam “todos os documentos e registros físicos que constituam provas, contrabando, frutos de crime ou outros itens ilegalmente possuídos em violação do 18 USC § § 793, 2071 ou 1519”, os códigos legais aplicáveis .

O mandado se aplicava a qualquer registro governamental ou presidencial criado entre 20 de janeiro de 2017 e 20 de janeiro de 2021, quaisquer registros com documentos de classificação e qualquer informação relativa à recuperação, armazenamento ou transmissão de informações de defesa nacional ou material classificado. As autoridades federais tinham permissão para vasculhar o “Escritório 45”, todas as salas de armazenamento e todas as outras salas ou áreas usadas ou disponíveis para o ex-presidente e sua equipe nas quais os registros pudessem ser armazenados.

“O governo Biden está obviamente sob controle de danos após a operação fracassada, onde apreenderam os livros ilustrados do presidente, uma ‘nota escrita à mão’ e documentos desclassificados”, disse o porta-voz de Trump, Taylor Budowich, em comunicado na sexta-feira. “Esta invasão à casa do presidente Trump não foi apenas sem precedentes, mas desnecessária – e agora eles estão vazando mentiras e insinuações para tentar explicar o armamento do governo contra seu oponente político dominante. Isso é ultrajante”.

Em 2018, o então presidente Trump assinou uma lei atualizando o manuseio incorreto de registros secretos de contravenção para crime. A assinatura seguiu-se às críticas republicanas ao tratamento de informações confidenciais por Hillary Clinton.