BACK
Política

General sobre a posse de Lula: “O Exército cumpriu a lei”

O general Tomás Paiva, comandante do Exército, declarou que os militares fizeram “o que é certo” ao “garantir” a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

– O que é certo: o Exército cumpriu a lei, garantindo a posse ocorrida em 1º de janeiro. Isso era o dever constitucional e foi realizado através da Coordenação de Segurança de Área, realizada pelo Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina (GO) – declarou o militar à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Em entrevista à publicação, o militar evitou comentar supostas declarações do tenente-coronel Mauro Cid de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria convidado os chefes da Forças Armadas para planejar um golpe.

Click to continue reading

Paiva disse que não teve acesso às declarações de Cid, pois estão em sigilo, e que prefere esperar o fim das investigações para poder avaliar. Todavia, o general não descarta a possibilidade de que os militares envolvidos sejam punidos.

– A lei diz que, na sobreposição de ações judiciais com as ações administrativas, as judiciais prevalecem. Dessa forma, temos, por lei, que esperar as manifestações da justiça que seguem seu curso – disse.

A imprensa diz que Cid afirmou que os ex-chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estiveram com Bolsonaro para discutir uma “minuta golpista”, para impedir a posse de Lula.