BACK
Política

Nunes Marques assume vaga titular no TSE

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), será empossado nesta quinta-feira, 25, como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nunes Marques passa a ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. O magistrado vinha atuando nas sessões da Corte como substituto, posição que ocupava desde 2021. Seu nome foi aprovado pelo STF para ocupar a cadeira de titular na quarta-feira 17.

Na cerimônia de hoje — marcada para às 10 horas — também haverá eleição para a vice-presidência do TSE, que estava com Lewandowski. De acordo com a Constituição Federal, os mandatários da Corte Eleitoral são provenientes do STF.

Click to continue reading

O TSE é composto de três ministros da Suprema Corte, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas vindos da advocacia. Em igual número e origem são definidos os magistrados substitutos.

Lula nomeia dois novos ministros para o TSE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques para integrar o TSE. A indicação foi anunciada ontem pelo ministro Alexandre de Moraes no encerramento da sessão plenária do STF.

Os nomes haviam sido levados ao chefe do Executivo em uma lista quádrupla, definida pela Suprema Corte durante a tarde. Os novos indicados vão ocupar as vagas de ministros titulares da categoria de juristas, reservadas a advogados. Ambos substituem Sérgio Banhos e Carlos Horbach — os mandatos terminaram na semana passada.

Como não há a necessidade de os novos nomes passarem pela sabatina do Senado, os ministros recém-indicados já tomam posse no Tribunal Superior Eleitoral.