BACK
Internacional

Pandora Papers revelam segredos financeiros de políticos e estrelas

É o mais recente trabalho do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. Os Pandora Papers revelam segredos financeiros de 35 chefes de Estado, atuais e antigos, e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios. São também mencionados nomes de estrelas.

https://www.youtube.com/watch?v=6cjF1hlru2A

Um vazamento de mais de 11,9 milhões de documentos confidenciais jogou luz sobre as fortunas secretas de algumas das pessoas mais influentes e conhecidas do mundo. Os Pandora Papers, a maior colaboração jornalística da história, abre as portas para a indústria offshore, um mundo de empresas de fachada, beneficiários ocultos e escritórios de advocacia poderosos. Essas são as chaves para entender a investigação, que nos permite observar essa indústria a partir de seu próprio centro nevrálgico.

Clique para continuar lendo

O que são os Pandora Papers?

Pandora Papers é o nome de uma investigação jornalística baseada em um grande vazamento de documentos confidenciais de 14 escritórios de advocacia especializados na abertura de empresas em países como Panamá, Ilhas Virgens Britânicas e Bahamas. São mais de cinco décadas de registros que permitem reconstruir quem, onde e para que foram criadas essas estruturas, dados que de outra forma não teriam se tornado públicos.

O EL PAÍS colaborou com vários veículos internacionais e locais, assim como com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), que liderou o projeto. No Brasil, a Agência Pública, a revista Piauí e os portais Metrópoles e Poder 360 são os parceiros deste projeto. No México, participaram o semanário Proceso, a organização Quinto Elemento Lab e a rede Univisión. Na Argentina, a equipe está integrada pelo jornal La Nación, El Diario e Infobae. Na Colômbia, a investigação foi realizada pelo Centro Latinoamericano de Investigación Periodística, El Espectador e Connectas. No Chile, pela Fundación Periodística LaBot e CIPER. No Equador, o diário El Universo. Na Venezuela, o portal Armando.info. É um trabalho realizado por mais de 600 jornalistas, em 117 países e territórios. Consulte a lista completa de participantes aqui:

https://www.icij.org