BACK
Presidente chinês elogia alívio das tensões no Oriente Médio em negociações com príncipe saudita - ISTOÉ DINHEIRO
www.istoedinheiro.com.br

Presidente chinês elogia alívio das tensões no Oriente Médio em negociações com príncipe saudita - ISTOÉ DINHEIRO

O presidente chinês, Xi Jinping, saudou o que chamou de alívio das tensões no Oriente Médio nesta terça-feira (28) em uma conversa por telefone com o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman, informou a mídia estatal. Xi disse que o diálogo liderado pela China “desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da unidade e cooperação regionais”. […]

Internacional

O presidente chinês, Xi Jinping, saudou o que chamou de alívio das tensões no Oriente Médio nesta terça-feira (28) em uma conversa por telefone com o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman, informou a mídia estatal.

Xi disse que o diálogo liderado pela China “desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da unidade e cooperação regionais”.

Pequim intermediou um acordo alcançado em 10 de março entre Teerã e Riad para restaurar os laços diplomáticos após sete anos de distanciamento.

Click to continue reading

Com uma rivalidade amarga de longa data, o Irã e a Arábia Saudita se envolveram em vários conflitos indiretos na região, como a guerra civil do Iêmen.

O príncipe Mohamed expressou nesta terça-feira “o apreço do reino pela iniciativa chinesa de apoiar os esforços para desenvolver boas relações” entre os dois lados, segundo a agência de notícias saudita.

A Arábia Saudita e o Irã se preparam agora para a reabertura mútua das embaixadas nas respectivas capitais, com uma reunião agendada entre os seus chefes diplomáticos antes do fim do mês sagrado do Ramadã, informou a agência de notícias oficial saudita.

Uma declaração trilateral divulgada após o acordo observou que as delegações saudita e iraniana “expressaram seu apreço e gratidão à liderança e ao governo da República Popular da China por sediar e patrocinar as negociações”.

O acordo representa uma grande conquista para Xi, que buscou um papel mais proativo para a China nos assuntos mundiais durante sua década no poder.