BACK
Qual é a melhor vitamina para o cérebro? Nutricionista lista 6 alimentos
www.istoedinheiro.com.br

Qual é a melhor vitamina para o cérebro? Nutricionista lista 6 alimentos

Especialista aposta no consumo de vitaminas B, que ajuda o desenvolvimento cognitivo e combate a doenças, e dá dicas de alimentação

Saúde

Em um artigo publicado pela CNBC, Uma Naidoo, nutricionista da Universidade de Harvard, listou alguns benefícios que considera essenciais para o melhor funcionamento do cérebro. Ela aposta no consumo da vitamina B, com a qual prioriza o desenvolvimento cognitivo, combate a doenças como o câncer, alternativas naturais dispensando o uso de medicamentos, entre outros fatores.

“O cérebro é um dos órgãos metabolicamente mais ativos do corpo, o que significa que ele precisa do suporte da para prevenir as deficiências que podem levar a problemas neurológicos no futuro”, argumenta Uma.

Das prioridades, existem oito vitaminas B diferentes, cada uma com seus próprios benefícios primários para a saúde:

Click to continue reading

Vitamina B1: também chamada de tiamina, é crucial para a função básica de nossas células e o metabolismo de nutrientes para energia.

O cérebro é um dos órgãos metabolicamente mais ativos do corpo, o que significa que ele precisa do suporte da tiamina para prevenir as deficiências que podem levar a problemas neurológicos no futuro.

Vitamina B2: a riboflavina atua como auxiliar de enzimas em nossas células que realizam reações importantes, como no corpo e no cérebro. Também ajuda a crescer células, produzir energia e quebrar gorduras e materiais externos como medicamentos.

Vitamina B3: trabalha com mais de 400 enzimas para produzir materiais como colesterol e gordura necessários ao corpo e para converter energia para todos os nossos sistemas de órgãos. A niacina também é um antioxidante, que ajuda a reduzir o excesso de inflamação.

Vitamina B5: chamada de ácido pantotênico, é essencial para produzir um composto molecular chamado coenzima A, que ajuda as enzimas do nosso corpo a construir e quebrar os ácidos graxos para obter energia. “O cérebro é principalmente gordura, então o ácido pantotênico está entre as vitaminas mais importantes para apoiar a saúde do cérebro”, explica a nutricionista.

Vitamina B6: a piridoxina tem papel na prevenção de doenças, porque níveis adequados dessa vitamina estão associados a um menor risco de vários tipos de câncer. Além disso, a piridoxina ajuda muitas reações químicas no corpo que suportam a função imunológica e a saúde do cérebro.

Vitamina B7: por último, aparece a biotina, que regula os sinais celulares para uma comunicação rápida e eficiente em todo o corpo. No cérebro, é crucial para a sinalização celular via neurotransmissores.

Alimentos

Mas como transformar esse consumo em algo ‘prático’? Uma explica que as vitaminas B estão entre as mais fáceis de incluir na dieta, já que estão presentes em alimentos integrais. Veja abaixo quais são:

Ovo: uma unidade já contém um terço do valor diário recomendado de vitamina B7, enquanto também contém pequenas quantidades de muitas outras vitaminas B.

Iogurte: é rico em vitamina B2, bem como em probióticos naturais, que auxiliam na saúde intestinal e menta;

Feijão preto, grão de bico e lentilhas ajudam a melhorar o humor e a saúde do cérebro, contendo porções de B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6.

Salmão: naturalmente rico em todas as vitaminas B, especialmente vitamina B2, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B12. “Esteja atento à origem dos frutos do mar e lembre-se de que o salmão congelado ou enlatado também é uma opção econômica”, orienta Uma.

Sementes de girassol: são uma das melhores fontes vegetais de vitamina B5. É possível obter 20% do valor diário recomendado desta vitamina a partir de apenas 30 gramas de sementes;

Folhas verdes: espinafre, acelga e repolho são uma ótima fonte de vitamina B9. Este é o primeiro alimento para quem deseja melhorar o humor.