BACK
Internacional

Rússia é expulsa do Conselho de Direitos Humanos; Brasil se abstém

A Assembleia Geral da ONU votou nesta quinta-feira (7) para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos após acusações de que seus militares cometeram atrocidades na Ucrânia. Um total de 93 membros da assembleia votaram a favor da medida, enquanto 24 foram contra e 58 se abstiveram. O Brasil se absteve.

A resolução proposta pela Ucrânia, EUA, Reino Unido e outros países membros da ONU expressou “grave preocupação” com relatos de “violações e abusos graves e sistemáticos dos direitos humanos” e “violações do direito internacional humanitário” pela Rússia como fatores que apoiam a suspensão.

Noventa e três nações votaram pela expulsão da Rússia, enquanto 24 países votaram contra a medida e 58 nações se abstiveram. A resolução exigia uma maioria de dois terços dos votos para adoção.

Click to continue reading

O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, disse antes da votação que a ONU deveria ser chamada de “Titanic” se não “tomasse medidas para salvar o conselho do naufrágio”.

O representante da Rússia se manifestou contra a resolução, assim como outras nações acusadas de abusos de direitos humanos, incluindo Síria, China, Irã, Coreia do Norte, Venezuela e Cuba.