BACK
Internacional

Furacão Lee sobe rapidamente para categoria 4 enquanto se aproxima do Caribe

O furacão Lee se tornou uma grande tempestade de categoria 4 no final da tarde desta quinta-feira (7) com ventos de 209 km/h, de acordo com alerta do Centro Nacional de Furacões.

“É esperado que fique ainda mais forte nesta noite. Flutuações de intensidade são esperadas depois disso, mas prevê-se que Lee continue sendo um grande furacão poderoso até a próxima semana”, informou o centro.

Lee era uma tempestade de categoria 1 no começo desta quinta e tem se intensificado com grande velocidade nas águas quentes do Oceano Atlântico, aumentando em 80km/h nas últimas 12 horas. Espera-se que o furacão atinja a força da categoria 5 já na manhã de sexta-feira (8), à medida que se aproxima do Leste do Caribe.

Click to continue reading

O furacão está localizado a cerca de 1.255 km a Leste do Norte das Ilhas Leeward, disse o Centro Nacional de Furacões em sua atualização das 17h.

A tempestade provavelmente atingirá seu pico de intensidade neste fim de semana e ainda se espera que seja um furacão perigoso sobre o Sudoeste do Atlântico no início da próxima semana, embora seja muito cedo para saber se este sistema terá impacto direto na parte continental dos Estados Unidos.

Ondas perigosas e correntes de retorno se espalharão pelo Norte do Caribe na sexta e começarão a afetar os Estados Unidos no domingo (10), disse o centro.

Espera-se uma intensificação ainda mais rápida porque a trajetória prevista leva o furacão para algumas das águas mais quentes do Oceano Atlântico e com ventos superiores relativamente calmos — condições propícias para que um furacão se torne mais violento.

Há uma confiança crescente de que o centro de Lee passará para o Norte das Ilhas Leeward, das Ilhas Virgens e de Porto Rico, neste fim de semana e no início da próxima semana.

Condições de tempestade tropical, ondas com risco de vida e correntes de retorno podem ocorrer em algumas dessas ilhas durante o fim de semana.

Há pouca certeza no que acontecerá ao longo da costa Leste dos EUA na próxima semana, depois que Lee passar pelas ilhas.

Ondas perigosas e correntes de retorno ameaçarão a região da costa Leste norte-americana, mas é muito cedo para saber se este sistema chegará aos território continental dos EUA.

As tendências dos modelos de computador para Lee mostraram que o furacão se dirigirá para o Norte no início da próxima semana. Mas exatamente quando essa mudança ocorrerá e até que ponto desempenhará papel importante na proximidade dos EUA.

Há dois cenários potenciais que os meteorologistas estão observando para saber como a ameaça aos EUA poderia se desenrolar.

Quão perto o furacão Lee chegará dos EUA?

Vários fatores de direção na superfície e nos níveis superiores da atmosfera determinarão o quão perto o furacão Lee chegará da costa Leste dos EUA.

Uma área de alta pressão sobre o Atlântico, conhecida como Bermuda High, terá uma grande influência na rapidez com que Lee gira. Espera-se que o Bermuda High permaneça muito forte no fim de semana, o que manterá Lee em sua atual rota Oeste-Noroeste e o desacelerará um pouco.

À medida que a alta pressão enfraquecer na próxima semana, isso permitirá que Lee comece a se mover para o Norte.

Assim que ocorrer essa virada para o Norte, a posição da corrente de jato — fortes ventos de níveis superiores que podem mudar a direção da trajetória de um furacão — influenciará a proximidade de Lee com os EUA.

Cenário 1: Mar adentro

Lee poderá fazer uma curva rápida para o Norte no início da próxima semana se a alta pressão enfraquecer significativamente.

Se a corrente de jato se estabelecer ao longo da costa Leste dos EUA, ela atuará como uma barreira que impedirá Lee de se aproximar da costa. Este cenário manteria Lee mais longe dos EUA, mas poderia aproximar a tempestade das Bermudas.

Cenário 2: Perto da costa Leste

Lee poderia fazer uma curva mais lenta para o Norte porque a alta pressão permanece robusta e a corrente de jato se instala mais para o interior, sobre o Leste dos EUA.

Este cenário deixaria partes da costa Leste, principalmente ao Norte das Carolinas, vulneráveis ​​a uma abordagem muito mais próxima de Lee.

Todos esses fatores ainda não foram alcançados, e o furacão ainda está a, pelo menos, sete dias de ser uma ameaça para a costa Leste dos EUA. Qualquer impacto potencial nos EUA ficará mais claro à medida que Lee se deslocar nos próximos dias.