BACK
Internacional

Declarações do Papa acolhidas com otimismo

“É um passo extremamente importante para os homossexuais católicos." É desta forma que a AMPLOS, Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, em Portugal, reage às declarações do Papa sobre as leis de união civil entre homossexuais. A presidente da AMPLOS, Manuela Ferreira, fala de “um caminho que se abre” para muitos católicos e de “um passo em frente” em matéria de direitos humanos.

No documentário "Francesco" assinado por Evgeny Afineevsky, o líder da Igreja Católica defende a necessidade de criar legislação para regulamentar as uniões civis (ou de facto) entre pessoas do mesmo sexo para que possam estar legalmente protegidas, tal como acontece com os casais heterossexuais. "Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família", afirma.

As declarações de Francisco são contestadas pela ala mais conservadora da Igreja Católica e contrariam a posição de figuras como Bento XVI.

Click to continue reading

Francisco começou o Pontificado por dizer "quem sou eu para julgar" e a postura adotada ao longo dos últimos anos acabaram por lhe conferir o título de "progressista." A Igreja Católica continua a não permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas muitos acreditam o Papa pode contribuir para levar a cabo mudanças profundas no seio da instituição.

(Photo by Stanley Dai )