BACK
Internacional

Movimento "Delete Facebook" ganha força

O movimento “Delete Facebook” está a ganhar força depois de o gigante tecnológico ter boicotado o acesso ao conteúdo informativo na Austrália. O Governo critica a decisão do Facebook e fala de “autoritarismo.” Além de impedir o acesso a conteúdos disponibilizados pelos órgãos de comunicação social, o bloqueio está, também, a afetar organizações privadas e serviços estatais, entre eles, os de Emergência da Austrália Ocidental.

Na origem da polémica está uma proposta de lei, designada de Media Bargaining, que vai obrigar gigantes como o Facebook e a Google a pagar à comunicação social pelo uso de conteúdo jornalístico nas suas plataformas. O objetivo do Governo é garantir que as receitas da publicidade online absorvidas, maioritariamente, pelos gigantes tecnológicos são distribuídas pelos fornecedores dos conteúdos.

A Google que inicialmente, ameaçou deixar de disponibilizar o motor de busca no país chegou, entretanto, a acordo com alguns órgãos de comunicação social.

Click to continue reading

Já os utilizadores da maior rede social do mundo não poupam críticas ao Facebook que, acidentalmente, acabou por bloquear na Austrália o acesso à sua própria página.

(Photo by Solen Feyissa)