BACK
Internacional

Sarkozy declarado culpado por gastos excessivos

O antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi condenado a um ano de prisão por financiamento ilegal da campanha eleitoral de 2012. Esta é a segunda condenação em menos de um ano.

A defesa já anunciou que vai recorrer da decisão, tal como aconteceu em março, altura em que foi condenado, num outro processo, a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências. Se forem confirmadas, as penas poderão ser cumpridas, em casa, com recurso a pulseira eletrónica.

De acordo com a justiça francesa, durante a campanha para as presidenciais de 2012 - uma corrida que Nicolas Sarkozy perdeu para François Hollande - terão sido gastos cerca de 43 milhões de euros, cerca do dobro do valor permitido por lei. Para esconder os gastos terá sido montado um esquema de faturas falsas que envolvia uma agência de comunicação dirigida por um luso-francês. No total, 14 pessoas foram condenadas a penas entre um e três anos e meio de prisão.

Click to continue reading

Sarkozy está a ser investigado, num outro processo, por suspeitas de financiamento ilegal em torno da campanha eleitoral de 2007.

(Photo LDP)