BACK
Internacional

Adultos estão se passando por menores desacompanhados para tentar entrar nos EUA

Mais adultos estão se passando por menores desacompanhados para tentar entrar nos Estados Unidos pela fronteira sul nas últimas semanas, de acordo com novos dados do Setor El Paso da Patrulha de Fronteira.

Segundo a agência, mais de 55 adultos se passando por menores de idade foram descobertos na área de El Paso, no Texas, desde 1º de outubro - e 559 adultos foram pegos no setor alegando serem menores no ano fiscal anterior - disse a Patrulha de Fronteira na sexta-feira, 12.

O número de adultos encontrados fingindo ser menores de idade soma-se a 23.000 menores desacompanhados presos na área de El Paso no ano passado; e mais de 100.000 em toda a fronteira.

Click to continue reading

Criminosos usam essa tática para explorar o tratamento favorável que os EUA dão às crianças capturadas na fronteira sem os pais, disseram as autoridades.

“As Organizações Criminais Transnacionais frequentemente recrutam e exploram indivíduos, convencendo-os a se passarem por crianças desacompanhadas enquanto são contrabandeadas para os Estados Unidos”, disseram as autoridades em um comunicado.

No entanto, essa tática sinaliza um aumento da atividade das gangues.

“Cerca de 30% dos membros do MS-13 presos nos últimos anos pelo ICE originalmente entraram nos Estados Unidos como menores desacompanhados”, disse Jessica Vaughan, do Center for Immigration Studies. “E não está acontecendo apenas no setor de El Paso.”

Os adultos são incentivados a se passar por menores pela Lei de Reautorização da Proteção às Vítimas do Tráfico de 2008, que exige que o Departamento de Segurança Interna transfira menores para Saúde e Serviços Humanos em 72 horas, mesmo que a criança não tenha sido traficada, diz o CIS. O HHS então os coloca rapidamente com patrocinadores nos EUA, e há muito pouco risco de deportação - mesmo para um estrangeiro criminoso.

Foi o caso de Yery Noel Medina Ulloa, 24, de Honduras, que cruzou com sucesso a fronteira se passando por um imigrante de 17 anos no início deste ano. Ele foi preso por matar Francisco Javier Cuella, pai de quatro filhos que lhe ofereceu abrigo, no dia 7 de outubro em Jacksonville, nordeste da Flórida. As autoridades descobriram sua verdadeira idade e identidade uma semana depois com as autoridades hondurenhas.

Quase 2.000 imigrantes em 24h

Os agentes da Patrulha de Fronteira no setor do Vale do Rio Grande encontraram quase 2.000 imigrantes em um único dia na sexta-feira, 12.

Em um período de 24 horas, ocorreram 1.909 encontros com imigrantes indocumentados, incluindo pelo menos 262 “gotaways”, nos quais policiais do CBP monitoraram sua travessia por meio de câmeras ou sensores, mas não tinham mão de obra disponível para apreendê-los, segundo fontes do Departamento de Segurança Interna à Fox News. É provável que muitos mais tenham cruzado sem serem detectados.

O setor RGV encontrou mais de 65.000 migrantes no ano fiscal de 2022, um aumento de 161% em relação ao mesmo período do ano passado. Fonte: New York Post.