BACK
Após Lacalle Pou, Boric, do Chile, condena fala de Lula sobre “narrativa” na Venezuela | Metrópoles
www.metropoles.com

Após Lacalle Pou, Boric, do Chile, condena fala de Lula sobre “narrativa” na Venezuela | Metrópoles

Em reunião da cúpula de presidentes, Boric afirmou que é "impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela"

Política

Após as críticas do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, outro líder se posicionou sobre a fala do mandatário brasileiro em relação à Venezuela. O presidente do Chile, Gabriel Boric, também criticou o discurso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa de Nicolás Maduro. Durante a Cúpula de Presidentes da América do Sul, nesta terça-feira (30/5), o chileno afirmou que é “impossível fazer vista grossa para as violações de direitos humanos na Venezuela”.

Boric, no entanto, salientou a importância da presença de Maduro em organismos multilaterais e defendeu que é “nesses espaços em que se resolvem os problemas, e não atacando uns aos outros”.

“Isso, no entanto, não pode significar colocar para debaixo do tapete ou fazer vista grossa sobre assuntos que são de princípios importantes”, declarou o mandatário chileno, em fala à imprensa após a participação dele na cúpula.

Click to continue reading

“Eu manifestei respeitosamente que tenho uma discordância com o que o presidente Lula disse ontem, de que a situação de direitos humanos na Venezuela é uma construção narrativa. Não é uma construção narrativa, é uma realidade, é sério”, salientou.

Segundo ele, trata-se de uma questão de respeito aos refugiados venezuelanos que vivem em outras nações. “Eu tive a oportunidade de vê-la nos olhos e nas dores das centenas de milhares de venezuelanos que vivem no nosso país e exigem também uma posição firme e clara de respeito e de que os direitos humanos têm de ser respeitados sempre e em todo lugar, independentemente da inclinação política do governante do momento.”