BACK
Política

Caso de importunação sexual contra deputado é arquivado

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou, nesta quarta-feira (27), por 10 votos a 5, uma representação contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado de importunar sexualmente a deputada Júlia Zanatta (PL-SC).

O episódio ocorreu em abril durante sessão da Comissão de Segurança Pública. À época, Júlia divulgou nas suas redes sociais uma sequência de fotos na qual Jerry parece abordá-la pelas costas, aproximando o rosto. O parlamentar negou ter cometido qualquer crime.

A sessão desta quarta foi marcada por troca de insultos. Júlia disse que foi alvo de acusações de parlamentares do PCdoB. A parlamentar ainda chamou Jerry de covarde por não tê-la procurado.

Click to continue reading

– Ele nunca pediu desculpas pelo acontecido e saiu me acusando. Ele e todos os deputados do PCdoB – afirmou a parlamentar.

Em outro entrevero, a parlamentar acusou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) de ser seletiva na defesa das mulheres. Zanatta disse que Feghali a chamou de “fascista”.

Na representação, o PL afirmou que “Jerry se aproximou por trás de Zanatta, apoiando seu corpo contra o da colega deputada, posicionou seu rosto em meio aos cabelos da mesma, tocando-a em seu rosto, ‘cheirando’ seu pescoço”.

Jerry argumenta, porém, que disse para Júlia “respeitar os 40 anos de história” da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), enquanto a parlamentar do PL discutia com a congressista pessebista.

O relator, Ricardo Maia (MDB-BA), decidiu pelo arquivamento do caso e pediu que Jerry fizesse um pedido de desculpas. Jerry negou tê-la importunado e pediu desculpas “pelos problemas que gerou”.

– A repercussão que isso tem gerou problemas para a senhora e para mim também – afirmou.

João Leão (PP-BA) fez um apelo ao relator para arquivar o caso.

– Quantos cheiros eu já dei em Alice [Portugal, deputada]. Eu acho que um caso desse não era para estar aqui no Conselho de Ética. Eu vou ter muito cuidado aqui na Casa, porque daqui a pouco estou denunciado no Conselho de Ética também – ironizou o parlamentar.

*AE