BACK
Coreia do Norte dispara mísseis de cruzeiro no Mar Amarelo
noticias.r7.com

Coreia do Norte dispara mísseis de cruzeiro no Mar Amarelo

Kim Jong-un fala em 'guerra termonuclear' após exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul na região

Internacional

A Coreia do Norte lançou neste sábado (2) vários mísseis de cruzeiro no mar Amarelo, segundo militares sul-coreanos, dois dias depois de Coreia do Sul e Estados Unidos concluírem amplos exercícios conjuntos.

O lançamento ocorreu por volta das 4h (horário local; 16h desta sexta-feira em Brasília), informou o JCS (Comando Militar Conjunto) da Coreia do Sul, que não deu mais detalhes.

"Manteremos nosso monitoramento e vigilância enquanto continuamos com nossa postura de prontidão total em cooperação com os Estados Unidos", disse o JCS em um comunicado.

Click to continue reading

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram na quinta-feira (31) seus exercícios militares conjuntos chamados UFS (Ulchi Freedom Shield), que a Coreia do Norte vê como um ensaio para uma invasão de seu território e que o regime de Kim Jong-un ameaçou que poderia levar a uma "guerra termonuclear".

Em resposta, a Coreia do Norte anunciou na quinta-feira um exercício de posto de comando militar supervisionado pelo líder, que incluiu a simulação da tomada do território sul-coreano.

Um dia antes, Pyongyang lançou dois mísseis balísticos de curto alcance no mar do Japão, horas depois de os Estados Unidos mobilizarem um bombardeiro estratégico B-1 para participar dos exercícios.

Após o fracasso do diálogo de desnuclearização entre Washington e Pyongyang em 2019, a península se tornou novamente o cenário de uma escalada militar persistente, com o regime de Kim Jong-un testando mísseis repetidamente e os aliados realizando grandes exercícios de guerra e o envio periódico de recursos estratégicos do Pentágono.