BACK
Saúde

Criança de 5 anos vai parar no hospital após engolir 40 chicletes

Um menino de cinco anos do estado de Ohio, nos Estados Unidos, precisou passar por várias sessões de endoscopia seguidas para remover um bolo de mais de 40 chicletes que ele engoliu. O bolo formado pelas gomas de mascar ocupava aproximadamente 25% do estômago da criança.

A mãe do menino afirmou que ele havia comido um pacote inteiro de chicletes sem açúcar enquanto ela não estava vendo. A mãe foi orientada pelo atendimento telefônico de emergência a levar o garoto ao hospital caso ele passasse mal, o que de fato ocorreu.

O menino teve intensa dor na barriga, diarreia e febre de 36,3ºC. Os médicos que o atenderam, e que publicaram um artigo sobre o procedimento no JEM Reports no dia 21/5, tiveram dúvidas se fariam uma cirurgia para remover o bolo ou se tirariam partes do objeto por endoscopia, que acabou sendo a decisão final.

Click to continue reading

“A endoscopia é eficiente na retirada de mais de 85% dos bolos alimentares deste tipo. Optamos por este tratamento porque não seria possível dissolver o bolo com ácidos e porque um tratamento cirúrgico exporia ele a mais riscos”, diz o texto dos médicos.

Durante a retirada, os médicos descobriram que não só os 40 chicletes do pacote haviam sido engolidos pelo menino, como que aquele era um hábito da criança pois já havia gomas de mascar com outras texturas em seu esôfago.

O menino recebeu analgésicos depois do procedimento para se recuperar da dor de garganta e foi mandado para casa com a orientação de não voltar mais a engolir chicletes.