BACK
Internacional

Procurador internacional iniciará investigação sobre 'crimes contra a humanidade' na Venezuela

Imagens de câmeras de segurança captam o momento em que autoridades venezuelanas detêm Douglas Escalante em 2016. Ele saiu de casa naquele dia com planos de comprar um carro, mas de acordo com sua mãe, seu corpo foi encontrado mais tarde mostrando sinais de que havia sido torturado.

"Eles o encontraram e ele tinha sido torturado. Ele estava nu e congelado. Exijo justiça do governo venezuelano e peço que o promotor nos ouça", disse a mãe de Escalante.

Esse processo remonta a 2018, após dezenas de alegações de assassinatos extrajudiciais, enquanto os protestos se alastravam nas ruas.

Click to continue reading

Essas exigências podem estar um passo mais perto de serem atendidas. Após uma visita de três dias ao país, o promotor do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, anunciou que iniciará uma investigação formal por crimes contra a humanidade no país.

Esta é a primeira vez que o ICC (The International Criminal Court ) abre uma investigação formal sobre um país latino-americano, juntando-se a um punhado de nações majoritariamente africanas onde a organização está investigando crimes.