BACK
Internacional

Trump critica DeSantis e se diz o único capaz de evitar 3ª Guerra Mundial

O ex-presidente americano Donald Trump disse nesta quarta-feira, 29, que “clichês infantis” na política externa e a “retórica imprudente” do governador da Flórida sobre a Rússia são perigosos, assegurando ao mesmo tempo que ele é o “único candidato que pode evitar a Terceira Guerra Mundial”. Trump, que foi o promotor da candidatura de Ron DeSantis para o governo estadual em 2018, é o seu maior crítico desde que o governador sinalizou que irá competir pela indicação republicana à presidência em 2024 e, portanto, será seu rival. Em vídeo dedicado às últimas declarações de DeSantis sobre a guerra na Ucrânia, o empresário disse que elas “revelam uma perigosa falta de sofisticação histórica, intelectual e diplomática”. Na sua casa em Palm Beach, na Flórida, o ex-presidente declarou que “a arte de Estado e a construção da paz requerem seriedade, sofisticação e perspectiva histórica, não pontos de conversa sem sentido e uma brincadeira superficial de Washington”.

Na sequência da controversa afirmação de que a guerra gerada pela invasão russa à Ucrânia não passa de uma “disputa territorial” entre dois países, DeSantis mudou a sua posição e criticou o presidente russo, Vladimir Putin, o qual chamou de “criminoso de guerra”, e definindo a Rússia como “um posto de gasolina com armas nucleares”. Segundo Trump, estas palavras mostram que DeSantis adotou as políticas externas neoconservadoras de John McCain, Mitt Romney, Karl Rove e dos Bush, que enviaram tropas e equipamento dos EUA para “travar guerras sem fim em todo o mundo” e se tornou um “globalista”.

“Aqueles como Mitt Romney e Ron DeSantis, muito semelhantes, que insistem em tratar arrogantemente a Rússia como profundamente inferior às outras nações do mundo, sem história, cultura ou orgulho, não só são ignorantes e tolos, como a sua atitude torna impossível a negociação da paz”, disse Trump. O ex-presidente comentou que a sua gestão era mais dura com a Rússia do que qualquer outra, mas ao mesmo tempo mostrou respeito pelo país e o povo russo. “Mostramos compreensão pela história russa e pelo fato de a Rússia ter perdido mais de 20 milhões de vidas na Segunda Guerra Mundial. Eles estavam lutando conosco”, acrescentou.

Click to continue reading

Trump ressaltou que posições como as de DeSantis em relação à Rússia apenas aumentam “a possibilidade de uma escalada nuclear mortífera”. “Precisamos de um estadista e de um pacificador na Casa Branca, não de alguém que recite pontos de conversa sem sentido e reciclados para ganhar a aprovação do fracassado sistema de política externa”, disse ele, falando de si próprio. “Sou o único candidato que pode evitar a Terceira Guerra Mundial. Vou impedir a Terceira Guerra Mundial, não há mais ninguém que vá fazer isso”, enfatizou. Até agora, apenas Trump e a ex-governadora e ex-embaixadora americana na ONU Nikki Haley são os pré-candidatos republicanos para 2024.