BACK
Opinião

Carlos Carvalho, amigo e empreendedor.

Por Mauro Magalhães - Ex-deputado e empresário.

Meu amigo e grande empreendedor, mestre de sua geração, Carlos Carvalho, morreu, recentemente. aos 100 anos, de morte natural, com uma aparência ótima. Ele parecia ter muitos anos menos.

Na festa de seu aniversário, em maio desse ano, ele estava lá, elegante, com um terno novo moderno, como ele sempre foi, na cerimônia, com missa celebrada pelo Padre Jorjão, no Hotel Hilton, da Barra da Tijuca, com as presenças da família, de amigos e de autoridades, como o prefeito Eduardo Paes.

Click to continue reading

Ao lado da mulher, a artista plástica Heliana Lustman, além dos filhos e netos, Carlos Carvalho recebeu os cumprimentos de amigos queridos, como o empresário José Isaac Peres .

Visionário, Carlos Carvalho, estava internado no Hospital Samaritano da Barra da Tijuca. Deixou, além da esposa, 4 filhos, 8 netos, 3 bisnetos.

Nascido em Jacarepaguá, em 1924, Carlos Carvalho formou-se em Engenharia, pela Escola Politécnica, em 1949, e, em 1951, fundou com seu antigo colega de faculdade, Jacques Hosken, a construtora e imobiliária Carvalho Hosken.

O objetivo da empresa, naquela época, era o de fazer obras públicas.

Carvalho começou a empreender na construção civil nos anos 60, em Brasília, que tinha sido criada pelo meu amigo, Juscelino Kubitschek.

Nos anos 70, o sócio de Carlos, Jacques Hosken, desligou-se da parceria, mas o nome original da empresa foi mantido.

Em voo solo, Carlos Carvalho já havia participado do boom imobiliário na capital federal. E, passou a procurar terrenos na Barra da Tijuca, onde construiu e investiu durante muitas décadas.

Ainda nos anos 70, Carlos Carvalho construiu condomínios de luxo no Leblon.

Eu conheci Carlos Carvalho nos anos 60. Quando fui eleito deputado estadual pela extinta UDN, pelo antigo Estado da Guanabara, em 1962, nossa amizade já existia.

Apreciador que sempre fui dos desfiles de misses, jamais esquecerei de Maria Raquel de Andrade, ex-mulher de Carlos Carvalho e mãe de seu filho, Carlos Felipe ( atual responsável pela Carvalho Hosken).

Em junho de 1965, no ano do Quarto Centenário do Rio de Janeiro, Miss Botafogo, aos 20 anos de idade, Maria Raquel de Carvalho foi eleita Miss Guanabara ( ainda era o Estado da Guanabara).

Também em 1965, Maria Raquel foi eleita Miss Brasil.

Quando fui presidente da Ademi-RJ, entre 1978 e 1982, anos, eu me aproximei mais, ainda, de Carlos Carvalho.

Carlos Felipe Carvalho, o filho de Carlos Carvalho que é o CEO da bem sucedida Carvalho Hosken, é muito parecido com o pai.

Foram décadas de experiências em desenvolvimento urbano, bairros planejados e incorporação imobiliária.

A empresa criada por Carlos Carvalho deu à Barra da Tijuca conceitos de excelência, em desenvolvimento urbano, principalmente nos bairros planejados, Península Ilha Pura, Rio 2, Cidade Jardim e Centro Metropolitano.

Nesses 70 anos de existência, a empresa criada por Carlos Carvalho construiu e desenvolveu mais de 50 mil unidades, entre residenciais, comerciais e hotéis, no Rio de Janeiro e na Barra da Tijuca.

O Rio de Janeiro despediu-se com carinho e admiração do grande empreendedor, Carlos Carvalho, que, durante as Olimpíadas, em 2016, foi o responsável por construir a Vila Olímpica.