BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

Processos para conseguir a cidadania italiana crescem durante a pandemia

Novos caminhos e novas possibilidades. O processo para conseguir a cidadania italiana ganhou capítulos inéditos durante a pandemia de Covid-19. De um lado, pessoas que passaram os últimos dois anos em casa e acabaram despertando seus sonhos ao encontrar documentos importantes para conquistar a tão sonhada cidadania. Do outro, famílias que se viram em meio a um momento conturbado do país política e economicamente, que acabou se agravando com as restrições impostas pelo avanço do coronavírus, e decidiram dar um passo adiante na tão sonhada mudança para a Europa.

Esses novos caminhos, que se cruzaram nestes últimos dois anos, fizeram a procura pela cidadania italiana disparar. Com mais tempo para se dedicar ao sonho de buscar a tão sonhada cidadania, houve um crescimento expressivo de novas solicitações em diversos escritórios de advocacia especializados no assunto.

É o caso do ALM Advogadas Associadas, escritório que viu esse “boom” acontecer logo depois do começo da pandemia, já que as pessoas conseguiram encontrar documentos e caminhos necessários para conquistar a cidadania, justamente pelo maior tempo investido na procura das certidões e na pesquisa da linhagem familiar.

Click to continue reading

“As pessoas nestes últimos dois anos, por terem ficado em casa de uma maneira ‘obrigatória’, acabaram indo revirar os sonhos que estavam escondidos na gaveta e encontrando documentos que estavam lá ‘escondidos’ há anos. Até então, com a rotina pré-pandemia, as pessoas não tinham tempo de parar e construir uma linhagem de transmissão documental, obrigatório para solicitar o direito à cidadania, já que temos que comprovar por meio das certidões essa linhagem, desde o Dante Causa, que é quem dá a origem na causa de pedir a cidadania, no caso da italiana, de um italiano nascido na Itália”, disse Karla Leal Macedo, uma das sócias-diretoras do ALM Advogadas Associadas. “A pessoa acabou tendo mais tempo para se dedicar a esse sonho de buscar a cidadania, começou a procurar um profissional de confiança e foi assim que vimos um ‘boom’ de novos requerimentos”, completou.

Atrelado a este novo momento, também estavam os processos que iriam ser abertos na Itália, por Via Administrativa, que acabaram sendo cancelados por conta da pandemia. Muitos brasileiros já estavam com a passagem comprada para ir à Itália dar entrada no processo e acabaram encontrando fronteiras fechadas e todas as restrições impostas pelo governo para conter a disseminação do vírus.

Todos estes componentes fizeram com que escritórios de advocacia especializados em processos de cidadania criassem uma força-tarefa para dar conta de tantas solicitações. É o caso do ALM Advogadas Associadas, que ultrapassou as barreiras do trabalho presencial e montou um escritório totalmente digital, com a expertise das advogadas no Brasil, na Itália e em Portugal, Karla Leal Macedo, que é mestre em direito pela Universidade de Bolonha e se dedica principalmente aos processos no Tribunal de Roma, e Rebeca Albuquerque, especialista em compliance e em direito internacional. Ambas focadas numa frente que ganhou muito destaque desde o ano de 2018: o processo de pedido de cidadania VIA JUDICIAL.

Processo para conseguir a cidadania via judicial

O brasileiro possui três caminhos para o seu processo de cidadania italiana: a via consular, a via administrativa na Itália e a via judicial junto ao Tribunal italiano competente. Segundo Rebeca Albuquerque, sócia-diretora do ALM Advogadas Associadas, “a via judicial tem sido o caminho mais procurado especialmente a partir de 2018 e depois da recente pandemia do Covid-19, por ser uma via considerada célere em comparação com o tempo das filas consulares e menos custosa do que a via administrativa por fixação de residência na Itália”.

O número de processos via judicial vem aumentando desde 2018, ano em que a Itália abriu a oportunidade para quem tem tipologia administrativa paterna. Até então, a via judicial concentrava processos apenas de quem possuía cidadania por via materna. E os descendentes de italiano logo descobriram essa nova oportunidade, já que até então a grande maioria solicitava a cidadania italiana por via administrativa, junto a um comune (prefeitura, em italiano), com a necessidade de estar residindo na Itália.

Com a pandemia e as fronteiras fechadas, muitos brasileiros tiveram prejuízos ao investir na cidadania administrativa, uma vez que já tinham passagens compradas e inclusive pago assessores para acompanhar o processo na Itália. E foi neste momento, de fronteiras fechadas, que a via judicial se tornou praticamente a única maneira de conseguir a tão sonhada cidadania italiana.

“A pandemia estimulou ainda mais os brasileiros a conseguir a cidadania italiana pela via judicial, porque essa é uma opção que não requer a presença física do descendente na Itália. Ou seja, os brasileiros não precisam gastar com passagens aéreas, aluguel, alimentação e o tempo para ir e permanecer durante todo o período do processo na Itália”, disse Karla Leal Macedo. “Isto fez com que o número de solicitações aumentasse muito”, completou. A advogada lembrou ainda que a via judicial pode ser coletiva. Com isso, processos familiares em que os descendentes de um mesmo Dante Causa compartilham a mesma pasta, podem ser declarados italianos numa mesma sentença. Ou seja, a via judicial tem a vantagem de compartilhar custos e não precisar ir até a Itália para requerer a cidadania.

Outra vantagem do caminho via judicial, em comparação com a via administrativa e via consular, é o tempo de espera. Se o cidadão brasileiro decidir entrar com um requerimento de cidadania via consular, o tempo médio para que o processo seja resolvido tem sido de oito anos. Na Itália, por via administrativa, é lei que a administração pública dê o veredito da cidadania em no máximo dois anos. Já via judicial, esse tempo de espera varia de acordo com o volume de processos.

Via judicial facilita processos, mas afoga Tribunal de Roma

A procura foi imensa. O Tribunal de Roma ficou assoberbado de trabalho, já que foram impetrados uma média de 30 mil processos de reconhecimento de cidadania italiana entre os anos de 2020 e 2021. Com a quantidade de ações triplicada, os juízes que até então conseguiam julgar uma ação num período de 1 (um) ano, agora estão fixando audiências para daqui a 3 (três) anos.

Outro problema também dificultou um pouco a jornada pela cidadania. Houve uma força-tarefa dos tribunais para se adaptar às novas tecnologias de uma maneira muito veloz, utilizando-se, no entanto, de programas ainda não muito atualizados para o que se realmente necessita no mundo virtual.

Por fim, houve uma série de audiências remarcadas por conta da pandemia, atrasando a conclusão de ações. No entanto, com a nova reforma no Código de Processo Civil italiano e a descentralização da competência dos Tribunais para julgamento de ações de constatação de cidadania italiana, espera-se o retorno dos julgamentos em curto espaço de tempo, voltando aos prazos anteriores à pandemia do Covid-19.