BACK
Internacional

Rússia espera viagens espaciais da NASA à ISS a partir de 2022

Moscou espera que a NASA comece a levar cosmonautas à Estação Espacial Internacional novamente e espera que a cooperação seja retomada no próximo ano, disse o chefe da agência espacial russa na quarta-feira. A Rússia é o único país capaz de enviar pessoas para a ISS desde 2011, quando a agência espacial dos EUA aposentou seu ônibus espacial e desviou recursos para uma exploração espacial mais profunda.

Mas a agência norte-americana retomou os voos para a ISS no mês passado com sua nova espaçonave Crew Dragon, na qual Moscou espera que Washington encontre ancoradouro para cosmonautas.

Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa Roscosmos, disse que ele e seus colegas americanos discutiram o assunto, ao mesmo tempo que estenderam a participação da Rússia na manutenção da estação espacial para além de 2025, de acordo com uma entrevista publicada pela Interfax. As tensas relações entre Washington e Moscou se estenderam ao espaço, mas Rogozin disse que as duas agências planejavam finalizar o acordo do Crew Dragon no primeiro semestre de 2022, quando o chefe da NASA, Bill Nelson, visitou Moscou.

Click to continue reading

No início deste mês, Rogozin mencionou Anna Kikina, a única cosmonauta mulher em Roscosmos, como uma provável indicada para tal vôo.

Tags: Nasa