BACK
Política

Satélite EUA perseguido por naves russas

Um satélite americano usado para espionar outros países está sendo seguido por dois satélites russos, disse o comandante da Força Espacial dos EUA.

"Esse é um comportamento incomum e perturbador e tem o potencial de criar uma situação perigosa no espaço", disse o general John Raymond, chefe de operações espaciais da Força Espacial.

Os dois satélites russos chegaram a 160 quilômetros do satélite americano, e os EUA levantaram preocupações sobre o assunto para Moscou por meio de canais diplomáticos, disse Raymond ao WJ Hennigan, da revista Time, que primeiro relatou a história na segunda-feira .

Click to continue reading

Em novembro, a Rússia lançou "um satélite que posteriormente lançou um segundo satélite", e o par tem se comportado de maneira semelhante a um conjunto que a Rússia anteriormente rotulava de "satélites de inspetor", disse Raymond.

A Embaixada da Rússia em Washington, DC, não respondeu a um pedido de comentário.

A medida ocorre em meio a tensões políticas entre os dois países, incluindo a interferência nas eleições da Rússia e tensões relacionadas à Ucrânia e à Síria.

As manobras dos satélites russos foram identificadas por Michael Thompson, um entusiasta de satélites e naves espaciais.

Fonte: Business Insider

Crédito imagem: Michael Thompson

Tags: Força Espacial, EUA, John Raymond, Russia, satélite, espião