Internacional
Moradores de Bucha relatam os horrores da invasão russa
Após a libertação da cidade, habitantes de Bucha tentam retomar a vida depois de presenciarem intensas batalhas e massacres de civis O trauma da guerra, no entanto, dificulta o recomeço. Reportagem da DW esteve no local.
O micro-ônibus que transporta os jornalistas a partir de Kiev precisa de aproximadamente duas horas para chegar a Bucha. Antes da invasão russa, o trajeto podia ser percorrido em até 15 a 20 minutos de carro, mas agora muitas estradas estão destruídas. No caminho, é possível ver muitos veículos queimados e alvejados, inclusive aqueles nos quais está escrito "crianças". Comboios militares inteiros com veículos e tanques destruídos estão à beira da estrada.
Antes da guerra, os subúrbios de Kiev, especialmente no noroeste, quase não se diferenciavam da capital. Era agradável viver em Bucha. Muitos habitantes de Kiev mandavam seus filhos para a cidade durante as férias de verão – para recreação. No porão de uma casa antes destinada justamente à recreação, jornalistas encontram cinco homens mortos – desarmados, com as mãos atadas.
Cadáveres com ferimentos de bala
Após os intensos bombardeios, as batalhas ferozes e mais de um mês de ocupação russa, restam apenas ruínas dos muitos edifícios em Bucha. O micro-ônibus leva os jornalistas a um dos lugares onde civis foram mortos. Seis cadáveres encontram-se no pátio de uma casa. Os corpos carbonizados são difíceis de identificar.
O chefe da polícia da região de Kiev, Andriy Nebytow, que acompanha os jornalistas, diz que os investigadores concluíram que são quatro mulheres e dois homens. "Há possivelmente uma criança entre eles, porque um dos corpos é pequeno. Uma das mulheres tem uma perfuração de bala", conta Nebytow.
A causa exata da morte, segundo ele, ainda precisa ser determinada por especialistas. "Como aqui não houve destruição feita por artilharia, é possível imaginar que essas pessoas foram baleadas e depois tiveram os corpos queimados", acrescenta.
Leia aqui:
https://www.dw.com/pt-br/moradores-de-bucha-relatam-os-horrores-da-invasão-russa/a-61415160