BACK
Internacional

Rússia sobre negociações de paz: ‘Ucrânia praticamente se retirou do processo’

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko , disse que praticamente não há negociações de paz em andamento no momento, acusando a Ucrânia de se retirar do processo.

A agência de notícias russa Interfax informa que Rudenko disse a jornalistas em Nizhny Novgorod “Não, as negociações não continuam. A Ucrânia praticamente se retirou do processo de negociação.”

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pediu aos aliados dos EUA que intensifiquem o apoio financeiro à Ucrânia nesta terça-feira, dizendo que os fundos anunciados até agora não seriam suficientes para as necessidades de curto prazo do país, enquanto luta contra uma invasão russa.

Click to continue reading

“As necessidades de financiamento da Ucrânia são significativas”, disse Yellen em comentários preparados para serem entregues ao Fórum Econômico de Bruxelas, acrescentando que o governo do país continuou funcionando, devido à engenhosidade e bravura de seus funcionários.

“Nos meses até que a cobrança de impostos possa ser retomada em ritmo acelerado, a Ucrânia precisa de financiamento orçamentário para pagar soldados, funcionários e pensionistas, bem como para operar uma economia que atenda às necessidades básicas de seus cidadãos”, disse Yellen à Reuters. “Em pouco tempo, ela precisará se voltar para reparar e restaurar utilitários e serviços críticos.”

Enquanto a Ucrânia acabaria precisando de “apoio maciço” para reconstrução e recuperação na escala do Plano Marshall para a Europa pós-segunda guerra mundial , o país teria que dar isso “um passo de cada vez”.

“O que está claro é que o apoio bilateral e multilateral anunciado até agora não será suficiente para atender às necessidades básicas da Ucrânia”, disse Yellen.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy , disse no Twitter que manteve conversas com o chanceler alemão Olaf Scholz . Zelenskiy:

Manteve conversas produtivas com Olaf Scholz. Discutiu a situação na linha de frente, mais pressão sobre a Rússia, aumento das sanções, as perspectivas de paz. Aprecie o apoio alemão, incluindo o defensivo. Contamos com mais assistência alemã no caminho da Ucrânia para a plena adesão à UE.