BACK
Política

Deputado do PL é flagrado com dinheiro de suposto desvio de emendas

O deputado Josimar Maranhãozinho (PL-AM) foi flagrado por imagens gravadas pela Polícia Federal carregando caixas com maços de dinheiro em seu escritório, em São Luís, no Maranhão. De acordo com a investigação, o recurso era proveniente de desvios de emendas parlamentares. A ação da PF foi realizada com autorização do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, em outubro do ano passado e fez parte da Operação Descalabro. As imagens do caso foram divulgadas pela revista digital Crusoé.

De acordo com as investigações, prefeituras do estado que receberiam emendas, contratariam empresas ligadas a Maranhãozinho para efetuar o desvio dos recursos. A PF instalou câmeras e equipamentos de captação de áudio no escritório local do deputado para monitorá-lo. Nas escutas, foram captadas conversas sobre entregas de dinheiro. Maranhãozinho também é investigado em outra operação, deflagrada na última 5ª feira (2.dez.2021). Nessa, a polícia analisa desvios na prefeitura de Zé Doca, município comandado por sua irmã, Josinha Cunha (PL).

À Crusoé, o gabinete do deputado criticou a investigação da PF e informou que o dinheiro em espécie que aparece nas imagens consta da declaração do Imposto de Renda do deputado.