BACK
Internacional

Dono da Louis Vuitton é investigado por lavagem de dinheiro na França

O bilionário francês Bernard Arnault, dono do grupo de artigos de luxo LVMH (que detém marcas como Louis Vuitton, Dior e Givenchy) e segundo homem mais rico do mundo, está sendo investigado por suspeita de lavagem de dinheiro. A informação foi divulgada na quinta-feira (28/9) pela Procuradoria de Paris.

Além de Arnault, o oligarca russo Nikolai Sarkisov também é alvo das investigações.

De acordo com o jornal Le Monde, o procedimento foi aberto a partir de um relatório da unidade de inteligência financeira do Ministério da Economia da França sobre operações suspeitas dos dois bilionários em uma cidade turística na região dos Alpes.

Click to continue reading

Segundo o jornal francês, Sarkisov teria comprado, em 2018, 14 propriedades imobiliárias na região por 16 milhões de euros, por meio de uma complexa rede de empresas de França, Luxemburgo e Chipre.

Oficialmente, a compradora era a empresa La Flèche, de propriedade do oligarca russo, de acordo com a investigação. Para financiar essas operações, Arnault teria transferido 18,3 milhões de euros para Sarkisov.

Segundo os investigadores, essa estrutura buscava “esconder a origem exata dos fundos” e “disfarçar o beneficiário efetivo de todas essas operações, ou seja, Bernard Arnault”.

Questionado pela agência de notícias France-Presse, o grupo LVHM não se manifestou.

Segundo mais rico do mundo

Em abril deste ano, Bernard Arnault chegou a assumir a liderança do ranking de bilionários divulgado pela revista Forbes. No entanto, no início de agosto, Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da Tesla, desbancou o francês e reassumiu o primeiro lugar.

Atualmente, a fortuna de Arnault é estimada em US$ 189,2 bilhões. Musk tem US$ 254,9 bilhões.

https://www.lemonde.fr