BACK
Internacional

EUA anunciam novas sanções à Rússia em resposta à anexação da Ucrânia

O governo Biden anunciou nesta sexta-feira (30) novas sanções econômicas a centenas de autoridades e entidades russas em resposta à anexação ilegal de quatro regiões da Ucrânia pelo Kremlin.

As novas sanções visam várias empresas de fachada fora da Rússia que foram criadas este ano para ajudar os principais fornecedores militares russos a evitar as sanções que já haviam enfrentado.

As novas designações também ampliam as sanções contra altos funcionários do Kremlin para incluir suas esposas e filhos adultos. Após sete meses de guerra e sanções econômicas, essas revisões oferecem uma janela para o que as autoridades americanas acreditam estar funcionando.

Click to continue reading

O Departamento do Tesouro nomeou 14 fornecedores internacionais que auxiliaram as cadeias de suprimentos militares da Rússia. Também impôs designações a 109 membros da Duma Estatal da Rússia e 169 membros do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação Russa.

Outra novidade na sexta-feira é a adição de Elvira Sakhipzadovna Nabiullina, presidente do banco central da Rússia e ex-assessora de Putin. Desde 2013, ela supervisiona seus esforços para proteger o Kremlin das sanções ocidentais depois que a Rússia apreendeu ilegalmente a Crimeia em 2014, segundo o Departamento do Tesouro.

Os membros da família recém-sancionados são parentes de membros do Conselho de Segurança Nacional da Rússia. Eles incluem a esposa do primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin e dois filhos adultos, juntamente com a esposa e filhos adultos do ministro da Defesa Sergei Shoigu.

Enquanto isso, o Departamento de Estado vai impor restrições de visto a Ochur-Suge Mongush, por uma grave violação dos direitos humanos perpetrada contra um prisioneiro de guerra ucraniano e 910 indivíduos. O departamento também imporá restrições de visto a membros das forças armadas russas, oficiais militares bielorrussos e representantes que operam em nome do Kremlin.

Além disso, o Departamento de Comércio está adicionando 57 entidades à sua lista de controles de exportação. Reiterará que os países que buscam fornecer apoio material ao setor de defesa da Rússia e da Bielorrússia estão sujeitos a penalidades.

Ao anunciar as anexações na sexta-feira em Moscou, o presidente russo Vladimir Putin declarou que “há quatro novas regiões da Rússia”, referindo-se às regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson.

Putin citou votos falsos de referendo realizados em áreas ocupadas pela Rússia, dizendo que os eleitores aprovaram se tornar parte da Rússia. Esses votos são amplamente vistos pelas autoridades ocidentais como fraudulentos e ilegítimos.

“Os resultados são conhecidos, bem conhecidos”, disse Putin.