BACK
Internacional

Explosão destrói barragem e ameaça usina nuclear na Ucrânia

Uma explosão atingiu na madrugada desta terça-feira, 6, a barragem de Nova Kakhovka, localizada em uma parte controlada pela Rússia no sul da Ucrânia.

Milhares de pessoas começaram a ser evacuadas devido à inundação, e a ação ameaça afetar a maior usina nuclear da Europa.

Autoridades russas e ucranianas trocam acusações sobre a responsabilidade pelo incidente. A represa de Nova Kakhovka fica na porção ocupada por Moscou em Kherson.

Click to continue reading

“O Exército russo cometeu outro ato de terror”, disse Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar da região de Kherson, nomeado pela Ucrânia, em um vídeo no Telegram. “Ele explodiu a Usina Hidrelétrica de Kakhovka. A água atingirá um nível crítico em cinco horas. A evacuação na área de perigo já começou.” Ainda segundo o governo de ocupação de Kherson, o nível do rio subiu até 10 metros, e Nova Kakhova está sob as águas.

Também sob risco está a usina nuclear de Zaporíjia, também ocupada pelos russos, que fica 120 quilômetros rio acima. A água do reservatório de Kakhovka garantia o resfriamento de seus seis reatores, cinco dos quais estão desligados desde o ano passado.

Segundo os administradores, não há perigo agora, mas, se houver necessidade de resfriamento do reator remanescente, pode haver problemas caso o nível da água baixe consideravelmente.

A Rússia culpou os ataques ucranianos pelo rompimento da barragem da cidade, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.

Confronto no sul da Ucrânia

Conforme as agências de notícias, ainda não está claro o que houve no local. Se foi uma explosão planejada, como Kiev acusava os invasores de planejar havia meses, ou, como dizem os russos, um ataque com artilharia durante a contraofensiva iniciada pelo governo ucraniano.

A destruição favorece os russos, pois inunda toda a área de Nova Kakhovka até a foz do Rio Dnieper, que era represado desde 1956 para a geração de energia e o fornecimento de água para a Crimeia por meio de um canal. A usina no local foi totalmente inundada, segundo imagens em redes sociais.

Zelenski culpa a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reuniu-se emergencialmente com seu conselho de segurança e acusou os russos.

“Nesta noite, às 2h50, terroristas russos provocaram uma explosão interna nas estruturas da Usina Hidrelétrica de Kakhovka. Cerca de 80 localidades estão na zona de inundação”, afirmou.

O Kremlin negou responsabilidade e disse que a destruição foi um “ato de sabotagem da Ucrânia”