BACK
Lula nomeia dois novos ministros do TSE; saiba quem são | O TEMPO
www.otempo.com.br

Lula nomeia dois novos ministros do TSE; saiba quem são | O TEMPO

Nomes foram aprovados na tarde desta quarta (24) pelo STF. Presidente da República escolheu advogados mais próximos de Alexandre de Moraes

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou na noite desta quarta-feira (24) os dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vão ocupar as vagas destinadas a juristas. Os escolhidos foram os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques Neto. A nomeação será publicada no Diário Oficial desta quinta (25).

A escolha foi confirmada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e surpreendeu, tanto pela rapidez, quanto pelas expectativas. A lista com quatro nomes havia sido aprovada pelo plenário durante a tarde. Cerca de três horas depois, o presidente da República indicou quem seriam os ministros.

Outra surpresa foram os próprios nomes escolhidos, dois advogados próximos a Alexandre de Moraes. A lista era formada por duas mulheres e dois homens. Havia uma expectativa que Lula indicasse uma das mulheres. A advogada Edilene Lobo era forte candidata, por ser mulher, negra, próxima de alas do PT e já ter atuado advogando para a coligação que elegeu o presidente.

Click to continue reading

Os novos ministros não precisam passar por sabatina no Senado e irão participar do julgamento que vai decidir o destino político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma ação que tramita na Corte e está prestes a ser julgada pode deixar Bolsonaro inelegível.

Os escolhidos irão ocupar as duas vagas de titular, na categoria de juristas, que estavam abertas desde a última semana, com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Os ministros do TSE possuem um mandato de dois anos e podem ser reconduzidos para outro mandato de mais dois anos.

Conheça os dois novos ministros do TSE:

André Ramos Tavares: Professor de Direito, ele já ocupa uma vaga de ministro substituto, para a qual foi nomeado em novembro de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Já foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, e é próximo de Alexandre de Moraes, atual presidente da Corte Eleitoral.

Floriano de Azevedo Marques Neto: Foi diretor da Faculdade de Direito da USP e professor. É amigo do ministro Alexandre de Moraes, de quem recebeu apoio em sua candidatura. Também tem boa relação com algumas correntes do PT.