Esta postagem pode conter referências à COVID-19
Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.
Internacional
Argentina: com o maior Lockdown do mundo país se torna a menor nação em território e população a atingir 1 milhão de casos
Mesmo com o maior e mais rigoroso lockdown do planeta, a Argentina ultrapassou 1 milhão de casos do novo coronavírus, informou o governo. O número faz do país o quinto do mundo a superar esse nível, de acordo com contagem da Reuters.
Os outros quatro países que passaram de 1 milhão de casos de Covid-19 foram Estados Unidos (que tem população de 329 milhões de habitantes), Índia (1,3 bilhão), Brasil (211 milhões) e Rússia (146 milhões), todos com populações muito superiores aos 45 milhões de argentinos.
Além do grande número de infectados, foram 36.106 mortes causadas pela Covid-19, com isso a Argentina passou o Brasil e se tornou o 4º país com mais óbitos por milhão em decorrência da doença.
Nas últimas semanas houve forte aumento no número de casos em grandes cidades do interior do país, depois que Buenos Aires e seus arredores – que conseguiram controlar o contágio – foram durante meses os lugares mais afetados.
A Argentina também enfrenta problemas pelos baixos níveis de testes. Como indicação de que a subnotificação pode estar alta, o país tem uma das mais alta taxas de positividade por teste no mundo, com mais de 60% daqueles que se testam diagnosticando a presença do vírus.
Fora a dificuldade em lidar com a pandemia, a Argentina também sofre para ajustar a economia. Dados divulgados pelo pelo instituto nacional de estatísticas e censos (INDEC) demonstram que a taxa de argentinos pobres passou de 35,5% no segundo semestre de 2019 para 40,9% ou 18,5 milhões de pessoas, nos seis primeiros meses de 2020.
Foto: Adam Nieścioruk - Unsplash
Tags: Argentina, Lockdown, Pandemia, Covid-19, Pobreza