Internacional
Biden quer legalizar todos os imigrantes ilegais nos primeiros dias de governo
Segundo o Los Angeles Times, a equipe de Joe Biden anunciou que o democrata quer submeter ao Congresso logo no início de sua administração um plano para legalizar todos imigrantes ilegais presentes nos EUA.
A proposta é conceder aos 11 milhões de ilegais a residência permanente (Green Card) após cinco anos no país e a cidadania americana após 3 anos de Green Card.
O plano de Biden seria a maior anistia já concedida para imigrantes ilegais na história dos Estados Unidos.
A nova lei não teria qualquer medida de reforço da fiscalização nas fronteiras e outras precauções de segurança, que sempre foram acionadas em propostas de anistia no passado. A informação foi confirmada por Marielena Hincapié, diretora executiva do Fundo de Justiça Imigratória do National Immigration Law Center.
A decisão de não vincular à anistia um aumento na segurança de fronteira, segundo Hincapié, se deve porque a vinculação — estratégia utilizada pela última vez na administração de Barack Obama — não ajudou a atrair republicanos no passado. Hincapié também fez parte da Força-tarefa Biden-Sanders para Imigração, grupo que ajudou a desenvolver a política imigratória do próximo governo.
“Essa noção sobre fiscalização imigratória e dar aos republicanos tudo o que eles pediam … foi falha desde o início”, disse ela ao Los Angeles Times.