Opinião
Seja menos Coca-Cola
A Coca-Cola, que fabrica um dos refrigerantes mais populares do mundo e é detentora de outras marcas muito conhecidas, realizou um treinamento para os seus funcionários, na semana passada, que deveria, no mínimo, ser investigado com muito critério.
O treinamento, que seria contra "práticas racistas", pareceu mais um discurso de ódio contra as pessoas brancas do que algo que promovesse igualdade e harmonia entre as pessoas.
Por exemplo, um dos slides dizia: “tente ser menos branco”. Na sequência, outro slide associava ser “menos branco” e a ser “menos ignorante”.
"Ser menos branco significa: ser menos opressor; ser menos arrogante; ser menos confiante; ser menos defensivo; ser menos ignorante; ser mais humilde; escutar, acreditar, quebrar com apatia, quebrar com a solidariedade branca."
Esse tipo de discurso, ao meu ver, seria considerado radicalmente racista se houvesse uma mudança da cor branca para a negra no foco da narrativa. Dessa forma, acredito que qualquer retórica nesse sentido não deveria ser tolerada em hipótese alguma.
Muitos deram suas vidas para que as pessoas pudessem ser tratadas de maneira igual. É certo que ainda não chegamos ao ponto de equilíbrio, mas é óbvio que já evoluímos muito.
É ainda mais óbvio que esse tipo de discurso separa mais do que une e ofende aqueles funcionários que estão ali submetidos a esse absurdo. Afinal, se rebelar contra essa bestialidade poderia colocar seus empregos em jogo.
Desde quando uma cor define uma pessoa? Seriam as pessoas brancas, ignorantes, opressoras, arrogantes etc. apenas por serem brancas? São características da raça?
Que tipo de treinamento é esse?
A empresa tem milhares de funcionários espalhados pelo mundo e, na minha opinião, é muito importante saber se a marca vem conduzindo esses "treinamentos" de maneira frequente para os seus funcionários. Isso precisa ser interrompido imediatamente.
Esse tipo de conduta não pode ser tolerada e deveria sofrer uma punição exemplar por parte das autoridades.
Enquanto isso não ocorre, nós mesmos temos condições de dar um recado para a empresa. Divulgue essa informação, beba outros refringentes ou troque para um suco, água, sei lá...
Vamos mostrar que somos contra esse absurdo. Sem as pessoas consumindo seus produtos, eles vão ter que repensar seus valores.
Pode ser?
Tags: Coca-Cola, Racismo