Internacional
Trump Declara Estado de Emergência em Washington DC
O presidente Donald Trump, na noite de segunda-feira (11), declarou estado de emergência em Washington DC por considerar existir uma condição de emergência na capital americana em virtude da posse do presidente eleito Joe Biden que ocorrerá no próximo dia 20. O estado de emergência permitirá o emprego assistência federal de agências como Homeland Security e FEMA para auxiliar na segurança da cidade e em uma eventual condição de catástrofe relacionado ao evento de posse do dia 20 de janeiro.
“Hoje, o presidente Donald J. Trump declarou que existe uma emergência no Distrito de Columbia e ordenou a assistência federal para complementar os esforços de resposta do distrito devido às condições de emergência resultantes da 59ª posse presidencial de 11 a 24 de janeiro de 2021. A ação do presidente autoriza o Departamento de Segurança Interna, Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), a coordenar todos os esforços de socorro em desastres que tenham o objetivo de aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência na população local e fornecer a assistência adequada para as medidas de emergência necessárias, autorizado sob o Título V da Lei Stafford, para salvar vidas e proteger a propriedade e a saúde e segurança públicas, e para diminuir ou evitar a ameaça de uma catástrofe no Distrito de Columbia. Especificamente, a FEMA está autorizada a identificar, mobilizar e fornecer, a seu critério, equipamentos e recursos necessários para atenuar os impactos da emergência. Medidas de proteção de emergência, limitadas à assistência federal direta, serão fornecidas com financiamento federal de 100 por cento."
Pete Gaynor, Administrador da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), Departamento de Segurança Interna, nomeou Thomas J. Fargione como o Oficial de Coordenação Federal para operações federais de recuperação na área afetada.”
Foto de Chris Henry - Unsplash
Tags: Donald Trump, USA, EUA, Joe Biden, FEMA, Washington DC, DC