BACK
Internacional

Arcebispo de Paris se demite por relação 'ambígua' com mulher

O arcebispo de Paris, Michel Aupetit, ofereceu ao papa Francisco sua demissão, informou a diocese de Paris, que admitiu que o prelado se comportou de forma "ambígua" com uma mulher em 2012 após revelações da imprensa que atribuem uma relação entre eles.

Aupetit "propôs ao papa apresentar sua demissão em uma carta enviada esta semana", disse à AFP a diocese de Paris, confirmando uma informação do Le Figaro. Apenas o pontífice argentino pode decidir se aceita ou rejeita o pedido.

Em 2012, "teve um comportamento ambíguo com uma pessoa muito presente próxima dele", acrescentou a fonte.

Click to continue reading

Na quarta-feira, o jornal Le Point afirmou em seu site que o arcebispo teve uma relação íntima e consentida este ano com uma mulher, referindo-se a um e-mail que teria enviado por engano e que não deixava dúvidas.

Não se tratava "de uma relação amorosa" ou de uma "relação sexual", afirmou a diocese nesta sexta-feira à AFP. "Então, confiou em sua hierarquia".

"Reconheço que meu comportamento com ela pode ter sido ambíguo, dando a entender assim a existência de uma relação íntima e de relações sexuais entre nós, o que nego energicamente", disse Aupetit ao jornal Le Point.