BACK
Política

Deputado do PT Rogério Correia insinua que ministros do STF tenham 'lado'

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) insinuou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham lado. Em uma rede social, nesta segunda-feira (18/9), o vice-líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados sugeriu que os ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Suprema Corte estariam obstruindo os trabalhos da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.

Correia afirmou que os ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques seriam “os 20% de Bolsonaro no STF”. “Depois de Nunes Marques desobrigar Marília Ferreira de comparecer à CPMI, hoje foi a vez de André Mendonça. O ministro desobrigou Crivelatti, assessor de Bolsonaro, de comparecer amanhã. Os 20% de Bolsonaro no STF decidiram obstruir a comissão”, apontou.

Embora o deputado sugira que Mendonça e Nunes Marques tenham lado, a maior parte dos 11 ministros do STF foram indicados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Lula, por exemplo, indicou Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Cristiano Zanin. Já Dilma indicou Luiz Fux, Rosa Weber, Luis Roberto Barroso e Edson Fachin.

Clique para continuar lendo

Apenas dois dos dez ministros restantes não foram indicados por presidentes petistas. O ministro Gilmar Mendes, por exemplo, chegou ao STF pelas mãos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Alexandre de Moraes, por outro lado, foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).