BACK
Internacional

EUA afirmam que Rússia planeja invadir a Ucrânia

Agências de inteligência dos Estados Unidos afirmaram que a Rússia planeja invadir a Ucrânia no começo do ano que vem. A ofensiva contaria com 175 mil soldados russos, segundo documento obtido pelo Washington Post. As tropas russas já estão se instalando na fronteira, de acordo com o jornal. O possível início de uma guerra no continente deixou a Europa em alerta.

“Os planos russos preveem uma ofensiva militar contra a Ucrânia já no início de 2022“, disse um funcionário do governo ao Washington Post em condição de anonimato. “Os planos envolvem ampla movimentação de 100 grupos táticos de batalhão com uma estimativa de 175.000 pessoas, junto com blindagem, artilharia e equipamento”, completou. O documento obtido pelo jornal norte-americano tem fotos de satélites. Nas imagens, é possível ver soldados russos concentrados em 4 diferentes pontos da fronteira. 50 grupos táticos já estão posicionados.

Os números divergem. O governo da Ucrânia afirma que a Rússia tem cerca de 94.000 soldados perto da fronteira, apesar de o documento da inteligência dos EUA mostrar que esse número está em 70.000, com previsão de aumento para até 175 mil. O Kremlin também exigiu a Washington que a entrada do país vizinho na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) seja barrada. O presidente dos EUA, Joe Biden, já falou em proteger as fronteiras ucranianas e a garantir a independência do país. O democrata disse que prepara medidas para penalizar a Rússia por uma possível invasão. O presidente russo, Vladimir Putin, afirma que se tratam de rumores. As preocupações aumentaram quando Moscou intensificou o seu discurso contra a Ucrânia e mobilizou reservistas. A Rússia afirma que o movimento é parte de um processo de modernização das forças armadas. Recentemente, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que um grupo formado por cidadãos russos e ucranianos tentou dar um golpe em seu país. Segundo a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki, Biden e Putin farão uma videochamada na próxima 3ª feira (9.dez).

Click to continue reading

“Biden sublinhará as preocupações dos EUA com as atividades militares russas na fronteira com a Ucrânia e reafirmará o apoio dos Estados Unidos à soberania e à integridade territorial da Ucrânia”, disse Psaki em comunicado. O presidente norte-americano também deve falar com o líder ucraniano na próxima semana, segundo o jornal.

O governo de Biden impôs sanções contra alvos russos e acusou o país de interferir nas últimas eleições dos EUA. Em junho, quando Biden e Putin se encontraram em Genebra, o presidente dos EUA disse que a Rússia sofreria consequências se cruzasse a linha rumo a uma possível investida contra o território ucraniano.