BACK
Política

Lula coloca culpa nos EUA por crise na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração polêmica, nesta segunda-feira (29), enquanto defendia seu amigo de longa data, o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Para o petista, a crise econômica que levou a população da Venezuela à miséria não é culpa de seu companheiro, mas sim dos Estados Unidos.

– O Maduro não tem dólar para pagar as suas exportações. Quem sabe ele comece a pagar em um ano… É culpa dele? Não, a culpa é dos Estados Unidos que fez um bloqueio extremamente exagerado. Eu sempre acho que um bloqueio é pior que uma guerra – afirmou.

Click to continue reading

Os EUA aplicam sanções econômicas contra o país liderado por Maduro por conta da repressão feita pelo ditador contra os participantes dos protestos de 2014, 2017, 2019 e 2020.

As sanções estadunidenses contra a Venezuela começaram em março de 2015, quando Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos, apreendeu milhares de milhões de dólares em ativos venezuelanos e as refinarias de petróleo nos EUA. No governo de Donald Trump, as sanções ficaram ainda mais fortes.

Para evitar essas sanções, Lula acredita que é possível usar uma moeda local ou até mesmo encontrar soluções através do Brics. Desta forma, os países não seriam mais dependentes do dólar americano.

– Eu sonho com que a gente tenha uma moeda entre os nossos países para que a gente possa fazer negócios sem precisar ficar dependendo do dólar (…) Eu sonho que os Brics possam ter uma moeda. Então eu penso que nós temos que avançar.