BACK
Qual é o fitoterápico que ganhou fama no TikTok e é chamado de 'Ozempic natural'?
noticias.r7.com

Qual é o fitoterápico que ganhou fama no TikTok e é chamado de 'Ozempic natural'?

Usuários da rede social viralizaram nos últimos dias ao defender potenciais efeitos do composto para perda de peso

Saúde

O nome de um fitoterápico passou a circular nas últimas semanas entre usuários do TikTok sendo descrito como o "Ozempic natural", em referência ao medicamento semaglutida, usado para o tratamento de diabetes tipo 2 e off-label (sem indicação em bula) para pacientes que desejam perder peso.

O composto em questão é a berberina, encontrada em várias plantas e usada há séculos na medicina tradicional chinesa e ayurvédica para uma série de condições de saúde.

"Na semana passada eu perdi um total de 0,5 libra (226 g), então, a balança continua baixando, trazendo meu total em 30 dias para 6,5 libras (cerca de 3 kg)", disse uma defensora da berberina, que, inclusive, recomenda algumas marcas em seu perfil.

Click to continue reading

"Estou usando berberina (1.200 mg por dia) há um mês e perdi 3 kg. É uma grande ajuda com SOP (síndrome do ovário policístico)", comentou uma seguidora dela.

Houve ainda quem tenha comemorado supostos resultados ainda mais consistentes.

"Eu tomei por 30 dias e perdi 20 libras (9 kg). Com certeza funciona", disse outra jovem.

No fim das contas, o negócio não é bem assim, conforme alertou uma usuária da rede social. "Isso não está aprovado, por favor, tenham cuidado."

O fato de ser natural não significa que a berberina não possa oferecer riscos à saúde. Esse fitoterápico pode interagir com alguns medicamentos, razão pela qual não deve ser tomado sem supervisão ou indicação médica.

Nos últimos anos, cientistas se dedicaram a estudar propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e até anticancerígenas da berberina.

Há indícios, ainda carentes de evidências robustas, de que ela possa ter efeitos benéficos no controle da glicose no sangue.

Uma meta-análise (revisão de vários artigos científicos já realizados) publicada em 2014 na Revista de Etnofarmacologia avaliou o efeito e a segurança da berberina no tratamento de diabetes tipo 2, hiperlipemia (alto nível de gordura no sangue) e hipertensão.

Os autores concluíram que a berberina tem efeito terapêutico nas três condições e que "pode ser uma boa alternativa para pacientes de baixo nível socioeconômico" para tratá-las.

Os pesquisadores, porém, fazem uma ressalva em relação à "qualidade geral limitada dos estudos incluídos" na meta-análise, sugerindo novos ensaios controlados com a berberina padronizada para confirmar ou descartar eventuais benefícios.

Os estudos incluídos nessa e em outra meta-análise — de 2012, no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine — foram baseados em amostras pequenas e com heterogeneidade entre elas.

Não há, todavia, nenhuma comprovação de que o composto ajude a perder peso, tampouco indicações de regimes terapêuticos e doses.

É importante entender que a obesidade e o sobrepeso requerem uma abordagem de mudança de estilo de vida, com uma alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos, sono de qualidade e controle da ansiedade e do estresse.

Alguns pacientes podem se beneficiar de medicamentos testados e aprovados por órgãos fiscalizadores para a perda de peso, o que não é o caso, até o momento, da berberina.