BACK
Internacional

China ameaça Estados Unidos: "Ou cortem os laços com Taiwan ou se preparem para a guerra".

O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Ren Guoqiang, emitiu um alerta a Washington contra seus crescentes contatos militares com Taiwan. Ren disse aos EUA que a China acredita firmemente na reunificação de Taiwan e se opõe a qualquer intervenção estrangeira.

Em um comunicado, ele exigiu que os EUA “cortassem todos os laços militares com Taiwan”.

Ele disse: “A reunificação completa da China é uma necessidade histórica e o grande rejuvenescimento da nação chinesa é uma tendência imparável.

Click to continue reading

“As aspirações comuns das pessoas são paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan.

“‘ Independência de Taiwan ’é um beco sem saída e buscá-la significa guerra.”

O porta voz chinês também exigiu que Washington admitisse a política de uma China unificada.

O aviso surge logo após a maior incursão aérea registrada no espaço aéreo de Taiwan em 15 de junho, onde cerca de 28 aviões de guerra violaram a zona de identificação de defesa aérea da nação soberana (ADIZ).

Taiwan informou que entre as aeronaves estavam caças e bombardeiros com capacidade nuclear.

Defendendo a recente incursão, Ren descreveu as manobras aéreas como “uma ação necessária” para manter e salvaguardar a soberania nacional.

Embora Washington não tenha laços formais com Taipei, continua sendo o maior fornecedor de armas da ilha. Além disso, o relacionamento dos EUA com a ilha tem crescido sob os governos de Trump e Biden.

Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, disse que o país "precisa se preparar" para uma possível invasão chinesa: “Como tomadores de decisão de Taiwan, não podemos arriscar, temos que estar preparados.

“Quando o governo chinês está dizendo que não renunciaria ao uso da força, e eles conduzem exercícios militares em torno de Taiwan, preferimos acreditar que é real”.

Tags: China, Estados Unidos, ADIZ, Taiwan, Ren Guoqiang