BACK
Saúde

COMO LIDAR COM O AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma doença conhecida por causar danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue, podendo causar dificuldade para andar, falar e compreender, como também paralisia da face, do braço ou da perna. Pode ser causada por inúmeros fatores, sendo uma doença extremamente perigosa que pode levar a óbito se não for tratada imediatamente.

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes. O mais comum é o AVC isquêmico, que ocorre por diminuição do fluxo sanguíneo em determinadas áreas do cérebro. Mas também existe o AVC Hemorrágico, onde ocorre um rompimento do vaso, provocando sangramento no cérebro.

Como prevenir o AVC?

Click to continue reading

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC, alguns deles não podem ser modificados, como a idade e a constituição genética. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essa doença. Aproximadamente 80% dos casos poderiam ser evitados através das mudanças nos hábitos de vida. Como por exemplo:

- Prática regular de exercícios físico

- Não fumar

- Manter uma alimentação saudável

- Controle de Hipertensão Arterial

- Redução nos níveis de colesterol

- Controle do peso

- Manter a pressão e a glicose sob controle

- Beber bastante água

- Uso de vitaminas que auxiliam na circulação sanguínea

Como lidar com alguém que pode estar com sistomas de AVC?

Fique atento aos sintomas, essa doença não tem idade e nem hora para aparecer. Se você conhece alguém que esteja se queixando de fraqueza ou formigamento no corpo constantemente, alteração de equilíbrio, tontura ou dores de cabeças súbitas e sem causa aparente, auxilie-a a procurar um profissional da saúde imediatamente.

Em casos já presentes dentro da família, é indicado que busque acompanhamento médico desde cedo para evitar problemas futuros.

Caso alguém esteja com algum dos sintomas citados anteriormente, é importante manter a calma e deitar a pessoa de lado, com a cabeça elevada e apoiada, isso irá evitar que a língua obstrua a garganta. Enquanto realiza esse processo, chame ajuda médica imediatamente.

Como é a recuperação?

Para reduzir as limitações que o AVC provoca e recuperar alguns danos causados pela doença é fundamental fazer o tratamento com uma equipe multidisciplinar, mesmo depois da alta hospitalar. Algumas terapias que podem ser usadas são:

- Sessões de fisioterapia: por conta da perda de movimentação do corpo, um fisioterapeuta especializado poderá ajudar a recuperar o equilíbrio, a forma e o tônus muscular, podendo voltar a andar, sentar e deitar sozinho.

- Estimulação cognitiva: pela perda de memória e confusão mental que pode ser causada, é indicado realizar um tratamento com terapeutas e enfermeiros que realizam jogos e atividades para diminuir a confusão e os comportamentos irregulares.

- Terapia da fala: com terapeutas da fala para que aos poucos o paciente possa recuperar a capacidade de se expressar.

Oferecimento: www.virtualnutristore.com.br

Tags: #artigo #avc #comolidarcomavc #circulacaosanguinea #cuidados