BACK
Números da economia brasileira melhoraram em 2023? Veja gráficos
economia.uol.com.br

Números da economia brasileira melhoraram em 2023? Veja gráficos

Veja o desempenho de dados como inflação, juros, desemprego e dólar.

Economia

Inflação e desemprego em queda, e agora também os juros. Diversos indicadores têm apresentado melhora em 2023, mas ainda há dificuldades pela frente para a economia brasileira decolar. Economistas ouvidos pelo UOL afirmam que os números estão mais consistentes, mas que ainda há muito o que melhorar.

Economia está melhor?

Dados mostram uma recuperação mais consistente dos indicadores. A inflação no acumulado em 12 meses caiu para o menor patamar em quase 3 anos e o desemprego caiu para 8%, a menor taxa para um 2º trimestre desde 2014. As projeções para o crescimento da economia também têm sido revisadas para cima.

Click to continue reading

Nota de crédito do Brasil foi elevada por duas agências internacionais de classificação de risco. Entre as justificativas para subir a avaliação do país, a Fitch e a DBRS citaram avanços na reforma tributária, a votação do arcabouço fiscal e um "desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado".

Expectativa, porém, é de que o PIB não seja forte neste ano. A taxa de juros em patamares elevados ajuda a controlar a inflação, mas também pressiona o consumo e a atividade econômica. A projeção atual do mercado, segundo o último boletim Focus do Banco Central, é de um crescimento econômico de 2,24% em 2023, abaixo dos 2,9% de 2022.

Ainda temos algumas incertezas no cenário, mas um otimismo maior com a desaceleração da inflação. Se não tiver nenhum agravamento por clima ou preço do petróleo, podemos ter até uma inflação dentro do intervalo de tolerância da meta [em 2023].

André Braz, economista da FGV Ibre

Quando olhamos para frente, para além dos impactos da politica, acho que podemos ter otimismo. Com a reforma tributária, arcabouço fiscal, que levaram a revisão do rating Brasil, tudo isso gera condições para um crescimento sustentável a longo prazo.

Rafael Pacheco, economista da Guide Investimentos

Eu não diria que ela está melhor do que nos últimos meses. Desde o segundo semestre do ano passado, vemos números bem mais consistentes, não só do ponto de vista da atividade, do mercado de trabalho, mas a inflação começando a reverter esses picos. É um ciclo de retomada que já vem acontecendo e que continua nesse ano.

Silvio Campos Neto, economista e sócio da Tendências Consultoria.