Economia
AGRICULTURA BRASILEIRA E INOVAÇÃO
Texto do economista Jorge Arbache na revista Valor (1), abordando as economias da América do Sul como dependentes de commodities (2) em suas pautas de exportações, tendo com o titulo “ Setor Primário e inovação”, analisa a polarização das empresas desse setor, onde: “ De um lado, estariam empresas grandes e modernas voltadas para exportação de commodities. De outro, empresas pequenas voltadas, majoritariamente, para consumo domestico e caracterizadas pelo baixo dinamismo e baixa produtividade. Haveria um quase vazio de empresas entre esses dois conjuntos quase isolados”.
Aponta, adiante, para o surgimento de pequenas empresas, na região, de cunho tecnológico, visando soluções customizadas a partir de biotecnologia, manipulação de dados, inteligência artificial, automação, drones, etc – especialmente voltadas para o setor primário e, em particular, para a agricultura – pelo que focamos aqui no Brasil, onde se desenvolvem intensamente atividades nessa área, especialmente no Agtech Valley (3), em Piracicaba, São Paulo, que é o Vale do Silício brasileiro voltado à atividade agrícola.
Mas o que seria, especificamente, esse ‘hub’ (4)de conhecimento-intensivo que se desenvolve para a agricultura, em Piracicaba, no Brasil?
São um conjunto de ‘startups’ (5) em todas as áreas do agronegócio, focadas em IT ( tecnologia da informação), soluções biotecnológicas e meio ambiente – em torno da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ( ESALQ) – formando um ecossistema com mais de 80 empreendimentos, voltados para o desenvolvimento desta atividade tão importante para o setor exportador do nosso país.
O Brasil não se limita ao polo de Piracicaba, na produção de hubs de alta tecnologia para a agricultura (7). Pesquisadores da UFRJ, em estudo publicado no ano de 2017, abrangendo 271 empresas de biociências identificadas no Brasil, apontam que havia “100 são empresas voltadas ao agronegócio (saúde animal, bioenergia e agricultura)”.
E, ainda, segundo dados divulgados pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), o Brasil é hoje o 2º maior produtor de plantas geneticamente modificadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (8). Essas informações são detalhadas pelo agrônomo e professor XICO GRAZIANO, em seu livro “ Agricultura Fatos e Mitos” (9), onde afirma, com referencia ao ano 2018: “Os cinco principais países com a maior área de culturas biotecnológicas plantadas ( EUA, Brasil, Argentina, Canadá e India) ocupavam coletivamente 91% da área global da culturas OGMs(10).”
Segundo Graziano, os EUA lideram o ranking (em 2018) dos maiores plantadores de lavouras trangenicas, com 75 milhões de hectares, seguido pelo Brasil (51.3 milhões), Argentina (23.9 milhões), Canadá (12.7 milhões) e India (11.6).
FONTES:
1. https://valor.globo.com/opiniao/coluna/setor-primario-e-inovacao.ghtml artigo by Jorge Arbache, do CAF.
2. http://www.epsjv.fiocruz.br/commodities-definicao#:~:text=Commodities – definição de commodities.
3. http://www.startagro.agr.br/o-que-e-o-agtech-valley-e-por-que-piracicaba-e-o-vale-do-silicio-da-agricultura/ - infos gerais sobr a ESALQ e seu hub de starups volatadas para a atividade agrícola.
4. https://distrito.me/hubs-de-inovacao-o-que-sao-e-como-funcionam/ - Definição de hubs de inovação: Hubs de inovação consistem em espaços físicos nos quais empresas jovens — as famosas startups — podem colocar em prática as suas ideias inovadoras.
5. https://exame.com/pme/o-que-e-uma-startup/- Definição : uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
6. https://www.iberdrola.com/innovation/what-is-biotechnology - Definição: Biotechnology uses living cells to develop or manipulate products for specific purposes, such as genetically modified foods.
7. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/26643
8. https://blog.jacto.com.br/quais-sao-os-proximos-avancos-da-biotecnologia-na-agricultura/
9. https://www.amazon.com.br/Agricultura-Fundamentos-Debate-Racional-Brasileiro/dp/658727806X/
10. OGMs – organismos geneticamente modificados.