BACK
Economia

Lula volta a defender ajuda à Argentina

O presidente Lula voltou a defender uma ajuda financeira à Argentina, que atravessa uma grave crise econômica, com a inflação anual chegando a 104% e a desvalorização constante da moeda. A pobreza já alcança 40% da população.

“Mais do que querer ajudar a Argentina, a gente quer ajudar os exportadores brasileiros que exportam para a Argentina. Esse é o dado concreto”, disse Lula a empresários em um evento na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na quinta-feira 25, segundo informou a Agência Brasil.

Desde que foi eleito, Lula já se encontrou pessoalmente com o presidente argentino, Alberto Fernández, pelo menos três vezes. Na última vez, no começo de maio, Lula recebeu Fernández em Brasília, e prometeu articular algum tipo de socorro ao país vizinho com o Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Click to continue reading

Segundo o governo, uma das medidas em estudo é a abertura de uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino. A Argentina sofre restrições no comércio exterior para pagar suas importações. Em desvalorização constante, o peso sofre restrições nas transações internacionais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi ao Japão para interceder pela Argentina. Ele também anunciou há uma semana que iria à China para participar de uma reunião do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, atualmente comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ele pediria ajuda à Argentina, mas a viagem acabou cancelada por falta de agenda.