BACK
Petrobras eleva preço do querosene de aviação em cerca de 2% nas principais praças - ISTOÉ DINHEIRO
www.istoedinheiro.com.br

Petrobras eleva preço do querosene de aviação em cerca de 2% nas principais praças - ISTOÉ DINHEIRO

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras <PETR4.SA) elevou o preço do querosene de aviação (QAV) em todas as suas praças neste mês, atingindo um reajuste de cerca de 2% nas principais localidades, segundo documento publicado em seu site. As altas somaram 2,06% em Paulínia, 2,04% em Guarulhos, 1,97% em Betim e 1,98% em Duque […]

Economia

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras

As altas somaram 2,06% em Paulínia, 2,04% em Guarulhos, 1,97% em Betim e 1,98% em Duque de Caxias, segundo cálculos da Reuters.

A Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

Click to continue reading

Os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras, segundo a empresa explicou anteriormente.

No mês passado, o valor nas principais praças havia caído quase 14%.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse que o reajuste médio em todas as praças foi de 1,78%, em relação ao mês passado, somando um avanço de 40% ante janeiro de 2022.

“O preço do QAV permanece sendo um dos maiores desafios para a aviação comercial brasileira, que é muito impactada pelo atual cenário de intensa volatilidade das cotações do dólar e do combustível”, disse na nota o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, pontuando que o QAV responde por cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea, que por sua vez têm uma parcela de quase 60% dolarizada.

Ele adicionou que a Abear “tem fortalecido a interlocução com os Poderes Executivo e Legislativo em busca de soluções para que haja uma recuperação consistente do setor aéreo”.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.

Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.