BACK
Saúde

Ai, que dor na coluna!

Você sabia que dor de lombar só perde para dor de cabeça? E que 80% da população mundial sofrerá ao menos duas crises de dor na coluna na vida? Isso mesmo. Esses são dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Quem nunca teve uma dorzinha de dor na coluna? Segundo o Doutor Mauricio Calais, Ortopedista e Cirurgião da Coluna Vertebral, muitas queixas de dores da coluna estão relacionadas ao sedentarismo, má postura, hábitos alimentares, tabagismo, alcoolismo e atividades profissionais. Mas, também podemos encontrar dores relacionadas à prática esportiva e atividades físicas feitas de forma inadequadas, e ainda fatores hereditários ou até mesmo genéticos.

A dor lombar vem em primeiro lugar, seguido da dor cervical. E estas podem ser acompanhadas de dores irradiadas para vários pontos e segmentos do corpo. Precisamos ouvir nosso corpo e procurar logo um especialista, não deixar a dor se agravar.

Click to continue reading

Um outro ponto importante e que, com certeza, afeta muitas pessoas, é o uso constante dos Smartphones. “Hoje passamos muito tempo conectados a estes aparelhos e infelizmente, a posição que usamos para leitura da tela força a coluna, deixando-a em uma posição de flexão e projeção anterior, o que causa inicialmente dores musculares e pode levar a degenerações das articulações no futuro”. Explica Dr. Mauricio.

Praticar atividade física, ter um bom condicionamento muscular, são essenciais para a proteção da estrutura ósteo-articular. Mas atenção, a prática esportiva feita de forma inadequada pode gerar dores. O correto é fazer uma boa avaliação médica e fisioterápica para análise estática e de movimentos.

“Sem uma boa proteção muscular, o impacto e a intensidade dos exercícios podem causar dores na coluna”. Explica Dr. Mauricio Calais.

Ele esclarece que dor na coluna é apenas um sintoma, devemos procurar sempre pela causa do incômodo, aí ver o que é possível para obter a cura. E é importante saber que sempre podemos aliviar a dor da coluna. Tem solução!

Para os amantes de corrida, será que tem alguma preparação especial? A dicas do Dr. são: realizar uma avaliação cárdio-respiratória, escolher o tênis certo para amenizar o impacto, usar roupa adequada, para que não haja perdas desnecessárias de líquidos e eletrólitos essenciais.

Então, para evitarmos dores na coluna vamos movimentar o corpo, praticar esportes, com auxílio de profissionais capacitados, se alongar também no trabalho, manter o “Core” fortalecido, que são glúteo, abdômen e lombar, se alimentar bem, não fumar e ficar sempre atento aos sinais do corpo.

E nada de dor na coluna!

Por: Daniela Christoffer

Jornalista

https://www.instagram.com/danichristoffer/?hl=pt-br

Site

https://www.danichristoffer.com/

Imagem: Frepik

Tags: saúde, Esporte, dor na coluna, smartphone, dor na lombar, daniela christoffer, Fleekus